NOTÍCIASVARIEDADES

Casal paulista viaja de bicicleta com duas gatas de estimação rumo à Argentina

A bordo de duas bicicletas, Juliana Barros da Costa, 21, e Fernando Rocha dos Santos, 26, e suas duas gatas de estimação, viajam pelas rodovias do país desde o dia 16 de dezembro. Saindo da cidade de Paulínia/SP, a dupla seguiu sem muito compromisso, à medida que o fôlego e as bicicletas aguentavam. Na tarde de ontem (23), a dupla chegou em Santana do Livramento com um destino traçado: a Argentina. As informações são do Jornal A Plateia.

“A ideia surgiu em outras viagens que a gente fez de moto, quando fomos visitar parentes na Bahia. No caminho encontramos muitas pessoas viajando de bicicleta e isso deu muita coragem”, conta Fernando. Segundo eles, a ideia inicial era chegar até Buenos Aires, mas o receio de que as bicicletas não suportassem os longos quilômetros de estrada trouxeram cautela ao casal. Aos poucos e a custo de muitas pedaladas, a dupla foi passando por diversas cidades e se aproximando do destino dos sonhos.

Além das duas gatas, o casal viaja equipado com barracas, alguns itens básicos e objetos de malabarismo, que garantem uma fonte de renda esporadicamente. “A nossa necessidade de dinheiro é muito pouca. Nossas bicicletas são muito simples, eram as que a gente tinha em casa, só fizemos uma revisão e compramos pneus”, explica Fernando. De vez em quando, o casal dá uma folga para as magrelas, contando com caronas de caminhoneiros, como aconteceu quando Juliana teve um pequeno acidente de bicicleta e também em Rosário do Sul, durante o último fim de semana, quando o sol forte castigou os ciclistas.

De São Paulo ao Rio Grande do Sul a dupla teve postos de gasolina como abrigo durante as noites e contou com a solidariedade das pessoas, que oferecem comida e estrutura para banho. “A gente não ficou um dia sem comer, todos os dias tomando banho e todos os dias dormindo bem, em lugar seguro. Dá pra ver que a solidariedade das pessoas é bem grande”, comenta Fernando. Entre os problemas da viagem, a dupla contabilizou sete pneus furados e alguns contratempos com a estrutura das estradas. “Tirando as rodovias que são pedagiadas, as que são estaduais são meio abandonadas”, destaca Fernando. “De Paulínia a Curitiba a gente passou perrengue grande com acostamento”, acrescenta Juliana.

Eles contam que Sant’Ana do Livramento foi escolhida como local de passagem após assistir a uma reportagem que falava sobre a Fronteira. Em Livramento, Juliana e Fernando realizam os trâmites de ingresso no Uruguai, onde seguem até Paysandú, quando, então, adentram a Argentina. A expectativa dos ciclistas é permanecer por pelo menos três meses no país, dois deles pedalando e um mês instalados na casa de um amigo na capital argentina. Com toda a simplicidade, o casal comenta que o maior receio até agora é o idioma, já que ambos não falam espanhol.

As companheiras de viagem

Em meio à bagagem simples, acomodada nas bicicletas, duas gatas de estimação do casal acompanham a viagem. “A gente já criava elas, que foram achadas na rua, não tinha com quem deixar e também não tinha por que deixar”, destaca Fernando. Na Fronteira, Juliana e Fernando encontraram o importante apoio da Associação Santanense de Proteção aos Animais (ASPA), que providenciou consultas veterinárias aos animais para que pudessem seguir viagem de maneira tranquila e segura. “Eles são a maior prova de amor incondicional aos animais, já que muita gente abandona os animais quando vai viajar”, comenta Mirna Adriana Jorge, voluntária da ASPA, que acompanhou o casal.

Jéssica Ribeiro/A Plateia

[media-credit name=”(Foto: Jéssica Ribeiro/A Plateia)” align=”alignleft” width=”800″][/media-credit]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios