Captação de água já está sendo feita pelo rio Santa Maria; gerente da Corsan fala sobre a instalação das bombas

Ultimamente, a situação hídrica do município vem sendo debatida e até bastante questionada pela comunidade. Desde o mês de outubro, quando cabos e equipamentos responsáveis pelo bombeamento de água do rio Santa Maria até a Estação de Tratamento de água (ETA) foram danificados, o município vinha sendo abastecido somente pela barragem da Serrinha, que não possui capacidade para abastecer de forma adequada a população, comprometendo o abastecimento em diversos bairros.
Na segunda-feira (19), aconteceu uma audiência pública proposta pelo vereador Sergio Roberto Vieira (PMDB) com representantes da Corsan, Ministério Público, Executivo e comunidade para debater o tema e exigir providências à companhia.
Na manhã desta sexta-feira (22), a reportagem da Qwerty Portal de Notícias conversou com o chefe da unidade local da Corsan, Cléber Aurélio Machado, para levantar informações sobre o abastecimento e a instalação das bombas no rio. Segundo Machado, a instalação da bomba flutuante foi concluída na terça-feira (19) e o bombeamento já está acontecendo normalmente. “Desde a instalação da bomba flutuante a situação foi normalizada, portanto, o município não corre risco de ficar desabastecido”, destacou Machado, acrescentando que, além da bomba que foi instalada no rio, há outra bomba flutuante reserva, caso a bomba titular apresente problemas.
Além disso, Cléber afirma que na quarta-feira (27) os técnicos da Corsan devem realizar a instalação de uma bomba submersa, que também deve servir como reserva em caso de pane. Essa medida, segundo o gerente, deve garantir o abastecimento de água ao município. “Estamos fazendo o possível para garantirmos a qualidade do abastecimento aos munícipes, a bomba flutuante tem capacidade de vazão de aproximadamente 75 litros por segundo e o complemento é feito pela barragem, garantindo uma vazão que vai de 110 a 150 litros por segundo, abastecendo de forma satisfatória todo o município”, explica o gerente.