Cadastramento biométrico continua na 18ª Zona Eleitoral de Dom Pedrito
Divergência de dados entre Receita Federal e Tribunal Regional Eleitoral poderá ocasionar a suspensão do CPF
O Cartório da 18ª Zona Eleitoral, continua realizando o cadastramento biométrico dos eleitores pedritenses, e aqueles que desejam fazê-lo antes das eleições deste ano, devem comparecer até o dia 9 de maio no Fórum local para realizar a revisão cadastral. Vale lembrar que será necessário apresentar além do atual Título de Eleitor, documento de identidade e algum comprovante de residência recente – no nome do eleitor – como contas de água, luz, telefone, cartões de crédito, notas fiscais, dentre outros, o que demonstra uma flexibilidade para quem for realizar o cadastramento.
Para quem mora no interior do município, será possível apresentar o livro de guia do produtor como comprovante. O mais importante é que os eleitores devem comprovar vínculo com a cidade. Segundo informações coletadas por nossa equipe de reportagem, aquelas pessoas que por ventura não tiverem documentação e, por consequência não tiverem comprovante de residência, poderão apresentar ainda uma declaração do bolsa família emitida pela Assistência Social, ou até mesmo, um comprovante em nome de outra pessoa que confirme sua presença efetiva na residência, conforme modelo abaixo:
Importante também destacar que durante o novo cadastramento, está sendo oportunizado a troca de seção, para que o eleitor escolha o local mais próximo de sua casa. O cadastramento é obrigatório até 2022, mas para os eleitores que não realizarem até 09 de maio fica um alerta. Caso exista alguma incompatibilidade de dados entre Receita Federal e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o CPF do eleitor poderá ser suspenso. Neste caso, a regularização a partir do dia 10 de maio só poderá ocorrer nas cidades de Santana do Livramento ou Bagé, localidades mais próximas onde a Receita Federal possui atendimento. Neste caso, o CPF será liberado provisoriamente até a reabertura do cadastro eleitoral em 05 de novembro de 2018, sendo necessário que o eleitor volte em uma destas cidades para regularizar definitivamente sua situação.
Para quem estiver em dia com o TRE, o cadastramento biométrico é gratuíto, mas para quem tiver eleição pendente, será emitido uma guia de multa no valor de R$ 3,51 por cada pendência, que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil. Cabe salientar que após 09 de maio, somente haverá emissão de segunda via, e a mesma deverá ser solicitada até o dia 27 de setembro de 2018, ou seja, dez dias antes das eleições que ocorrem em outubro.
Então não perca tempo, dirija-se até o Fórum localizado na Avenida Rio Branco, 1817, sala 424, no 4º andar, e faça seu cadastro. Dúvidas podem ser sanadas também pelo telefone 3243 2044. O horário de funcionamento da 18ª Zona Eleitoral é de segunda à sexta-feira, das 11h às 18h.
Fonte: Ana Paula Soares Ávila