Bombeiros de Dom Pedrito protagonizam salvamento na Serra Gaúcha
Soldado Thiago Chocho Barreto e Sargento Pablo guerra, ambos pedritenses, integraram a guarnição que resgatou três pessoas, entre elas, um idoso de 90 anos, acamado

No mês em que se comemora o dia dos avós, entre tantos salvamentos realizados pela equipe de resgate Bento Gonçalves, um causou maior comoção. Um casal de “nonos” e sua cuidadora foram resgatados pelos bombeiros no município de Santa Tereza.
Choveu intensamente no Estado na terça-feira (7/7) e na quarta-feira (8/7). Famílias ficaram desabrigadas, casas foram arrastadas e uma força tarefa do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) atuou na serra gaúcha. Bombeiros resgataram o senhor Davino José (90) e Mercinda Michelon (85).
A casa dos idosos é no distrito de Campinhos e ficou ilhada com a cheia do Rio Taquari. Devido ao difícil acesso e pela força da água, Davino, Mercinda e a cuidadora do casal, Maria Pagorecki. foram levados em um bote até uma parte de chão batido no mesmo distrito. A guarnição, composta pelo 2° Sargento Carvalho, 2° sargento Guerra, soldado Barreto e soldado Pietro, carregou o Sr. Davino no colo. O “nono” padece com dificuldades de mobilidade e faz uso de cilindro de oxigênio para conseguir respirar. A residência estava sem energia elétrica há quase um dia, impossibilitando o carregamento do equipamento.
Os bombeiros usaram um cilindro reserva, até a chegada em um posto de saúde. Ato contínuo, a guarnição caminhou até Santa Tereza para buscar um novo cilindro, já que o reserva não seria suficiente. A caminhada, entre ida e volta, durou cerca de duas horas. Com o novo equipamento, Davino e Mercinda foram levados até o trem que liga Campinhos a Santa Tereza em uma carreta de trator. O trem é exclusivo para uso de cargas, mas serviu como transporte para o casal de idosos e bombeiros. A cuidadora deles quis permanecer no postinho.
Assim que chegaram a Santa Tereza de trem, foram encaminhados de ambulância para o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. O casal passa bem. O idoso terá alta assim que o oxigênio puder ser instalado novamente em sua casa. Sua esposa não necessitou de cuidados hospitalares.
Nossa reportagem conversou com o soldado Thiago, que nos contou da satisfação em ter podido participar do resgate. Thiago é pedritense e morou na cidade até os 12 anos de idade e conta que ainda tem parentes em Dom Pedrito. Atualmente serve em Bento Gonçalves na 3ª Cia Esp BM – 5º BBM .Ele nos contou que os bombeiros ficaram sabendo que o casal de idosos estava em casa quando a água começou a invadir a residência, em virtude da cheia do Rio Taquari. Um dos idosos fazia uso de oxigênio e como a região estava sem energia elétrica, a operação se tornou ainda mais complexa. O barco, no colo, um trator e depois com um espécie de locomotiva, um veículo de manutenção da linha férrea da região foram utilizados para retirar as pessoas. Hoje todos passam bem, graças ao empenho desses militares que não mediram esforçar para cumprir com sua missão.