Balneário Passo Real já conta com atuação de guarda-vidas

O balneário Passo Real é, a despeito de seus problemas estruturais, um dos locais mais frequentados durante o verão – que apesar de não ter iniciado oficialmente, já se faz sentir através das altas temperaturas. A reportagem conversou com o primeiro Sargento Lúcio Mauro, um dos dois guarda-vidas que atuará no município durante a Operação Golfinho. A atuação dos guarda-vidas será diária no balneário, dispondo de uma guarita.
O sargento diz que a Prefeitura deve delimitar uma área de banho. “Já foi feito contato prévio com os órgãos competentes. Hoje (sexta-feira, 15) estive no balneário e já há uma equipe da Prefeitura trabalhando, foi solicitado novamente as demarcações”, comentou. A dupla vai atuar das 9h às 12h e das 15h às 19h, diariamente.
Mauro trabalha há 15 temporadas na Operação Golfinho, atuando tanto no litoral quanto em águas internas. “O treinamento do pessoal que trabalha em águas internas é feito em rios e lagos, é específico”, salientou. Realizando uma rápida avaliação sobre o balneário, o sargento observa que o nível baixo do rio chama atenção, dando uma sensação de maior segurança, ao menos em frente à guarita. “Ano passado trabalhei aqui, deu algumas cheias, a guarita ficou dentro d´água”, observa.
Questionado se houve algum incidente na temporada passada, Mauro relata que um homem que se banhava foram da área delimitada precisou ser salvo. “A sorte dele que ele flutuou e a correnteza o levou em direção à guarita. Conseguimos efetuar o salvamento”.
Recomenda-se que os banhistas evitem locais estranhos, também, não deixar menores desacompanhados em barragens, por exemplo, embora a orientação seja evitar locais onde não há salva-vidas.