Baixa procura por vacinas alerta equipes da saúde de Dom Pedrito

Iniciada no dia 8 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação vai até o dia 9 de setembro, e tem por objetivo imunizar crianças de um a cinco anos contra a Poliomielite (paralisia infantil) e na Multivacinação, atualizar o calendário em crianças e adolescentes até 15 anos.
O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
No sábado, 20, foi realizado o Dia D Vacinação com seis pontos de vacinação fixa e mais uma unidade móvel percorrendo os bairros mais distantes dos pontos de vacinação.
NÚMEROS DA VACINAÇÃO
Dom Pedrito tem 1.802 crianças na faixa etária de um a cinco anos. “Até o momento, já contabilizando a mobilização do Dia D, conseguimos vacinar 731 crianças, atingindo um índice de apenas 42,70% sobre a meta, ou seja, não conseguimos chegar na metade ainda”, lamentou a chefe do setor de Imunizações, a enfermeira Raquel Stochero dos Santos.
Segundo ela, as equipes do Posto Central e das UBSs continuarão vacinando de segunda a sexta-feira. “Temos a expectativa de alcançar a meta, mas precisamos que os pais e responsáveis levem a criança até os pontos de vacinação”, destacou ela.
VACINAS DA MULTIVACINAÇÃO
Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hepatite B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para os adolescentes estão disponíveis, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
Não esqueça de levar a caderneta.
Fonte: prefeitura de Dom Pedrito