Bagé forma a primeira Guarda Municipal da Região da Campanha

Ocorreu na noite de ontem (6), no Ginásio Militão, a formatura da primeira turma da Guarda Civil Municipal de Bagé, que também é a primeira da região da campanha. O evento contou com a presença de autoridades, familiares e diversos convidados. Os 40 formandos receberam a boina que selou o fim do curso.
Foram mais de sete meses, 1.412 horas/aula, muito estudo e qualificação. São 36 guardas masculinos e quatro femininos, que estarão armados atuando para garantir a segurança de patrimônios e dos cidadãos do município de Bagé, além de auxiliar no trânsito.
O Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, pasta responsável pela Guarda, Rodrigo Fialho, lembrou os diversos desafios enfrentados até a chegada deste momento. “Foram muitos parceiros. Ouvíamos muitos trocadilhos, como a ‘a Guarda, aguarda’. Pois aguardamos, mas não com paciência sentados em uma cadeira, e sim trabalhando fortemente. E o resultado está aqui hoje. Temos nossa Guarda formada. Vocês são guerreiros e jamais permitam que alguém diga o contrário. Sabemos as dificuldades que tiveram e hoje vocês saem daqui vencedores”, frisou, emocionado.
A Associação dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul homenageou o prefeito Divaldo Lara pelo incentivo ao desenvolvimento das guardas no Estado e pela criação da Guarda em Bagé. O presidente Robson Ferraz entregou a medalha em homenagem. “Apenas dois prefeitos já haviam recebido esta honraria. É um momento histórico para o Rio Grande do Sul, porque hoje, aqui na Rainha da Fronteira, o prefeito está consolidando um divisor de águas no Estado, criando uma Guarda uniformizada e armada. A Guarda de Bagé foi além da matriz curricular. Não é apenas mais uma Guarda e sim a primeira dos Pampas e que nasce correta”, destacou Ferraz.
O secretário de Segurança de Gravataí, Flávio da Silva Lopes, coronel da reserva da Brigada Militar e instrutor do curso elogiou os alunos. “Uma Guarda Municipal tem o tamanho que seu prefeito quer. E esta tem que ser grande porque o prefeito que a criou a quer grande. Com muito orgulho podemos afirmar que esta é a melhor turma que já trabalhamos. Melhor recurso humano que já trabalhamos” parabenizou. “É um dia que marca a história de Bagé. Resultado da nossa persistência em nunca desistirmos. O resultado vocês sentiram quando eles entraram aqui, vendo nos olhos deles e provando que esta Guarda já enche Bagé de orgulho. Vocês são uma turma de Guardas Municipais formados com excelência, receberam muitos elogios pelos instrutores, e isso começa por essa turma ter como primeiro lugar em aprovação uma mulher”, afirmou o prefeito Divaldo Lara.
O evento contou, ainda, com uma homenagem ao segundo sargento Alexandro Curto dos Santos, patrono da Guarda. A partir de agora, serão formadas patrulhas para atuar na cidade, a primeira delas na segurança escolar.
Fonte: Prefeitura de Bagé