- DestaquesNOTÍCIAS

Audiência Pública trata das soluções para o problema dos animais errantes em Dom Pedrito

Encontro reuniu vereadores e representantes da comunidade

Na quarta-feira (08), aconteceu uma audiência pública no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), para discutir a questão dos animais errantes em Dom Pedrito. As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores.

Esse encontro foi promovido pela comissão temporária da Câmara de Vereadores, composta pelos vereadores Jonathan Duarte (PDT), Ana Paula Montiel Salines (Progressista), Luiz Carlos Pinto Cruz (MDB) e Ademir Veiga (PTB), e com a participação dos representantes da Unipampa, ONG Amigo Bicho, executivo municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Associação dos Médicos Veterinários e pessoas da comunidade.

A audiência trouxe depoimentos esclarecedores com relação aos animais soltos e abandonados e suas consequências para a sociedade, especialmente em respeito à saúde pública.

Alguns dados sobre a quantidade de cães errantes foram apresentados no encontro. Por exemplo, uma cadela nesta situação, com duas crias ao ano, gerando de dois a oito filhotes por vez, em cinco anos serão, aproximadamente, 12 mil novos cães de rua.

Segundo o professor da Unipampa e representante do Núcleo Bageense de Proteção Animal, Norton Victor Sampaio, a responsabilidade não deve ser apenas da administração municipal: “O Poder Público não deve ser o gestor da causa dos animais, deve sim apoiar as entidades da sociedade com estrutura e recursos para esta tarefa”, destacou o professor. Corroborando com a observação de Norton, a professora Renata Zocche acrescentou que desta forma a questão seria desburocratizada, se tornaria mais econômica e mais ágil.

Referindo-se as 12 castrações mensais proporcionadas pelo Município o presidente da ONG Amigo Bicho, Felipe Luedke, ressaltou o apoio do executivo: “O sistema de castrações ainda é pequeno, mas, reconhecemos o esforço do Executivo, na pessoa do prefeito Mario Augusto e estamos contentes com este avanço”, disse Felipe.

O próximo objetivo da comissão é tratar junto ao Executivo da criação de um Centro de Zoonose.

[media-credit id=17 align=”alignnone” width=”860″][/media-credit]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios