Audiência pública debate abastecimento de água no município

Na manhã desta segunda-feira (18), aconteceu uma audiência pública, promovida por iniciativa do vereador Sergio Roberto Vieira (PMDB) com representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A audiência foi realizada com o objetivo de debater os serviços prestados pela companhia no município e exigir providências com relação ao abastecimento, uma vez que diversos bairros vêm enfrentando falta ‘água diariamente.
A audiência foi realizada no plenário Ataliba Torres e teve a participação dos vereadores, do prefeito Mário Augusto, o promotor de Justiça João Francisco Kless Filho representando do Ministério Público, representantes da Associação dos Usuários da Água do rio Santa Maria (Ausm), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Dom Pedrito, Associação dos Agricultores, Sindicato e Associação Rural, além da imprensa local e diversos segmentos da comunidade. Representando a Corsan estavam a superintendente regional Léa Pinheiro Basei, e o chefe da unidade local da companhia Cléber Aurélio Machado.
Na oportunidade, diversas questões foram debatidas como: abastecimento, qualidade da água fornecida pela companhia, possibilidade de desabastecimento durante o verão, ampliação e substituição das redes e serviços prestados pela empresa terceirizada. Ao ser questionada pelo promotor João Francisco sobre a possibilidade de falta de água no verão, Léa garantiu que não haverá desabastecimento nesse período. O vereador Sergio Roberto enfatizou a questão do ar que pode movimentar os hidrômetros gerando um consumo exagerado. Nesse ponto, a superintendente Léa explicou que o ar na tubulação das residências não movimenta os hidrômetros, entretanto, os consumidores que receberem uma fatura muito acima do normal devem procurar o escritório da companhia para que o caso seja analisado.