- DestaquesNOTÍCIAS

Atenção durante o inverno: como ações simples podem evitar acidentes e incêndios

Limpezas regulares chaminés e cuidados com produtos inflamáveis são imprescindíveis nos meses mais frios

 O inverno iniciou em todo o hemisfério sul na manhã desta quarta-feira (21) e com a chegada dos dias mais frios, muitas pessoas recorrem às lareiras, estufas, fogões à lenha ou condicionadores de ar para manter a casa mais quente durante as baixas temperaturas. Mas a utilização desses itens é preciso ser feita com muita responsabilidade, com manutenção e limpeza frequentes para evitar acidentes domésticos.

O Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul divulgaram algumas dicas e alertas para a comunidade evitar possíveis incêndios durante os próximos meses.

As lareiras são umas das principais causadoras de incêndios durante o inverno. Quando a manutenção não é feita (o recomendado é a limpeza anual dos canos, no início do inverno), podem acumular um material chamado picumã, que obstrui a saída da fumaça e causa o aquecimento do local, podendo iniciar um sinistro na residência.

Já segundo as estufas, os militares salientam para as seguintes situações: “Todos os anos, o Corpo de Bombeiros Militar atende diversas ocorrências de incêndios causados por estufas elétricas que permaneceram ligadas por horas ou que são colocados próximos a móveis, cortinas, camas ou outros materiais combustíveis” ressalta a nota disponibilizada à Qwerty.

Confira algumas dicas:

  • Os fogões à lenha com o cano furado ou com acúmulo de cinzas (o famoso picumã), também devem ser revisados e limpos, e verificado se os canos não estão em contato com materiais combustíveis, ocorrendo também em lareiras tradicionais;
  • Evite sobrecarga na rede elétrica, principalmente com a utilização de extensões ou benjamins (chamados de T). Um descuido ou um momento de desatenção pode ocasionar uma tragédia. Por isso, sempre manuseie itens que utilizam o fogo e a energia elétrica com o máximo de cuidado possível;
  • Já em lareiras ecológicas, que são abastecidas a álcool, o cuidado deve ser na hora do abastecimento. Procure sempre ter certeza de que não há resquícios de fogo quando for abastecer a mesma e se estiver acesa, por menor que seja a chama, a chance de uma possível explosão é grande;
  • Cuide e eduque seus filhos para que eles não brinquem com esses itens ou até mesmo próximo a eles. Assim podemos passar um inverno sem riscos e evitando tragédias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios