NOTÍCIAS

Atenção Básica em Saúde e os benefícios do programa Mais Médicos

A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

Em Dom Pedrito, há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, sendo um deles a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo. Consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, curativos, exames, aplicação de medicamentos, vacinas, pré-natal, visitas domiciliares entre outros.

Segundo a Coordenadora de Atendimento Básico a Saúde, a enfermeira da ESF Santa Maria Manuelle Arias Piriz, a valorização da atenção básica é a principal demanda da rede de serviços, ao passo que as unidades trabalham junto à comunidade com a criação de vínculo e corresponsabilização nas tarefas de cuidado a saúde. “Quanto mais investimentos fizermos em atenção básica e saúde da Família, menos gastaremos com procedimentos de média e alta complexidade, diminuindo os gastos do município e podendo aumentar os investimentos em saúde preventiva”, explicou Manuelle.

Uma das mais significativas vitórias da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito foi a chegada de três profissionais através do Programa Mais Médicos, que tem como objetivo levar saúde aos lugares mais afastados do nosso município e oferecer uma assistência básica à população.

No Brasil, o Programa Mais Médicos (PMM) é um serviço de atendimento que leva médicos para municípios com poucos ou nenhum profissional desta área. Ele também prevê investimentos federais para a construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Esse programa é um trabalho em conjunto entre o governo federal e governos estaduais com o objetivo de atender os cidadãos com mais agilidade, de forma a garantir o serviço de saúde a todos os brasileiros através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Dom Pedrito, no mês de outubro, os médicos Micael Ferreira da Silva, Joedson Dias Cruz e Karina Garske da Silveira chegaram ao nosso município para atender a população e para reforçar a qualidade da saúde pública em Dom Pedrito.

Com apenas três meses de atuação, cerca de 2 mil atendimentos foram realizados dentro do cronograma diário de assistência aos bairros e áreas rurais. “A atenção básica é a chave para a melhoria de um país. Acho muito importante levar este serviço para as comunidades distantes. O esforço da secretaria de saúde mostra a importância em oferecer o melhor para a comunidade”, mencionou Joedson Dias.

O médico baiano Micael Ferreira lembrou sobre a chegada a Dom Pedrito e a evolução do atendimento a saúde. “Há muito a fazer em Dom Pedrito, especialmente na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Sinto a responsabilidade de fazer parte do corpo de profissionais da saúde que atuam diariamente para oferecer uma saúde de qualidade”, mencionou Ferreira.

Os médicos da saúde estão organizados nos seguintes locais: ESF Santa Maria, Addis de La Riva; ESF Cohab, Tania Pineda; ESF São Gregório, Esther Leyva Fuentes; ESF Santa Terezinha, Rafael Cardona; ESF Arrué, Karina Garske; ESF Tude de Godoy, Micael Ferreira da Silva; ESF Torquato Severo, Joedson Dias Cruz.

Departamento de Comunicação e Relações Públicas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios