Associação promove amanhã, caminhada de conscientização sobre autismo
Dois de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo servirá para marcar as ações desenvolvidas pela associação em Dom Pedrito

A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Dom Pedrito promoverá amanhã, dois de abril, uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A atividade está marcada para iniciar às 18h e tem como ponto de partida o cruzamento da Av. Barão do Upacarai e Rua Moreira Cesar, indo até o calçadão da Praça General Osório. Participarão, como o próprio nome sugere, os pais e amigos dos autistas, comunidade escolar, além de a comunidade em geral, que também é convidada.
O jornalismo da Qwerty conversou na tarde de segunda-feira (1º), data que antecede a caminhada, com três mães que fazem parte da associação. Além de anunciar o convite, elas falaram do objetivo da caminhada e também da criação da associação, que se organiza para legalizá-la.
Na pauta, as dificuldades, rotina e desafios enfrentados por quem possui na família um ente portador do TEA – Transtorno do Espectro Autista. Tabus, preconceito e tratamento também foram temas da conversa que tivemos com as três representantes da associação. Confira a entrevista.
Sobre o dia Mundial de Conscientização do Autismo
O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo. No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que este transtorno de desenvolvimento atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. Em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril, além da Ponte Estaiada em São Paulo, os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde em Brasília, o Teatro Amazonas em Manaus, a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data. Desde 2011, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vem se iluminando de azul todo ano para a data. Fonte: Wikipedia