Assinatura de convênio para instalação de Centro de Diagnóstico proporcionará novas perspectivas para a Saúde no município

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (21), no salão nobre da Prefeitura, foi assinaturo o ato de criação do Centro de Diagnóstico por Imagem de Dom Pedrito. O acerto realizado entre Prefeitura, Santa Casa e o Instituto Hugolino Andrade – CITAC – vai ofertar exames através do Sistema Único de Saúde (SUS) na própria Santa Casa.
De acordo com o provedor da Santa Casa, Luiz Carlos Moraes Costa, já há um local destinado a abrigar as instalações. O prazo para funcionamento pleno é de, pelo menos, seis meses – o local precisa passar por uma adequação.
O diretor do Instituto Hugolino Andrade, Rubens Barros, durante pronunciamento, relatou que será realizado, em Dom Pedrito, mais que um investimento financeiro. “Nosso projeto será com a construção e adaptação da estrutura física que nós negociamos com o hospital, uma construção de uma rede elétrica de alta tensão, de uma subestação própria, um aparelho de ressonância magnética, tomografia computadorizada e uma mamografia digital, mas isso tudo vamos viabilizando paulatinamente”, disse Barros.
Estiveram presentes na solenidade representantes dos clubes de serviços, vereadores, secretariado e membros do Conselho Deliberativo da Santa Casa.
Além da locomoção que atualmente os pacientes precisam fazer para realizar os exames, outros procuram realizá-los em Bagé, centro de referência mais próximo ao município. Com a futura realização destes exames na própria Santa Casa e a expectativa positiva sobre o funcionamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a Saúde em Dom Pedrito poderá passar por avanços extraordinários.