Assembleia Legislativa aprova plano de carreira de servidores do Judiciário
Uma das principais mudanças é a possibilidade de promoção sem necessidade de deslocamento dos servidores entre as comarcas

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira, por 53 votos favoráveis, o plano de carreira do Judiciário. O projeto foi motivo de confusão em plenário na última sessão, no final de outubro, em função de uma emenda apresentada pelo deputado Mateus Wesp (PSDB). Hoje, a proposta voltou ao plenário, porém, com uma nova emenda do deputado tucano, que reduziu o percentual de progressão anual dos servidores para 20%, ao invés do teto de 50%, como na primeira.
Dessa forma, com a nova redação, está mantida a isonomia entre servidores do Judiciário – ideia estabelecida no projeto original – e outros órgãos que exercem funções essenciais à justiça. A emenda foi aprovada por 34 votos sim e 16 contrários. Assim como na última sessão, dezenas de servidores ocuparam as galerias, se manifestando a cada fala de deputado sobre o projeto. Além disso, os servidores gritavam “sem emendas”.
Para o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, a emenda trouxe algumas restrições, mas representou um avanço obtido pela categoria em relação ao ajuste proposto na sessão anterior. A aprovação do projeto, segundo Olympio, consagra a qualificação dos funcionários da Justiça, mesmo com as dificuldades enfrentadas.
Fonte: Correio do Povo