Aquecer sem distinção: Casa do Agasalho é responsável por amenizar o inverno de inúmeros pedritenses
Mantida por meio de doações da população, o espaço é comandado hoje pela voluntária Ana Maria Gularte de Gularte, envolvida há pelo menos 12 anos com trabalhos sociais em Dom Pedrito

A estação mais fria do ano pode ser prazerosa para aqueles que desfrutam do conforto necessário para enfrentar o inverno da campanha gaúcha, no entanto, as baixas temperaturas podem ser cruéis com os menos favorecidos. Vestir um agasalho ou deitar em uma cama quente, com cobertas suficientes – coisas básicas e essenciais a todo ser humano – não fazem parte da realidade de muitas pessoas.
Diante desta situação, e em busca de tornar mais quente o inverno na Capital da Paz, diversas empresas e instituições se unem à Campanha do Agasalho, a exemplo da 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, que arrecadou junto à comunidade, somente no mês de maio, 3.800 peças de roupas que foram doadas para a Casa do Agasalho.
A casa
Gerida pelo gabinete da primeira-dama, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a Casa do Agasalho é mantida por meio de doações da população. A responsável hoje pelo espaço é Ana Maria Gularte de Gularte, envolvida há pelo menos 12 anos, de forma voluntária, com trabalhos sociais em Dom Pedrito.
Ana explica que o envolvimento com a causa começou quando o seu marido trabalhava na zona rural do município, tendo como vizinhos uma família com seis filhos pequenos, para quem ela sempre buscava roupas na Casa de Cursos, antigo ponto de retirada das peças. “Mas não era assim [referindo-se à organização do espaço], era tudo misturado, roupa de verão com roupa de inverno. Na época eu trabalhava, mas tinha a parte da tarde livre, daí eu ia pra lá ajudar”, recorda.
Hoje aposentada, Ana dedica-se integralmente a Casa do Agasalho. Com uma rotina que começa às 6h da manhã no local, ela mobiliza o restante da família para o serviço, como a filha Terezinha Gularte de Goulart.
Aquecer sem distinção
Munida de uma máquina de costura doada pela Casa de Cursos, onde aprendeu, enquanto usuária (tornando-se depois instrutora) parte do que sabe, Ana também é responsável por reformar pequenos defeitos presentes nas roupas doadas ao local.
Costureira de mão cheia, ela foi desafiada pela primeira-dama Carmem Lélia de Freire Gonçalves a intensificar a produção, fazendo algumas cobertas para os animais do canil municipal, após um pedido da Associação Pedritense De Proteção Aos Animais São Francisco De Assis (Appasfa), entidade que dá assistência ao abrigo.
“Eles me procuraram pra saber se aqui não tinham peças de descarte pra abrigar os cachorrinhos. Aí eu perguntei pra dona Ana se não tínhamos como produzir uns cobertorzinhos, ao invés de mandar um blusão velho. E ela fez. Só em uma semana foram 19, sendo que eles precisam de 30”, explica Carmem Lélia.
Doações e retiradas
Apesar das muitas peças de vestuário estocadas no local, sendo a grande parte delas de roupas de verão, a Casa do Agasalho continua necessitando de doações, principalmente de cobertas. No entanto, é válido ressaltar que as peças destinadas ao local precisam estar em boas condições de uso.
A Casa do Agasalho fica localizada na Rua Andrade Neves, 1724, em frente ao supermercado Nicolini. Em caso de dúvidas sobre a retirada das roupas ou cobertores, procure o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência, ou a própria Assistência Social do município.



