Após chuva, racionamento em Bagé passa a ser de 15 horas diárias
Redução é decorrente dos 186 milímetros registrados na Rainha da Fronteira

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) informou, através de suas redes sociais, que o sistema de racionamento na Rainha da Fronteira sofrerá uma redução de 18 para 15 horas diárias. “A cidade continuará sendo dividida em dois setores. O Setor 1 será abastecido das 03h às 12h (meio-dia) e o Setor 2 das 18h às 03h, cada um deles recebendo 9 horas de água por dia”, destaca a entidade.
A mudança é decorrente das chuvas dos últimos dias. Segundo a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade vizinha, o acumulado pluviométrico no mês de maio já está em 186,4 milímetros, ultrapassando a média histórica do município. De acordo com o Daeb, esses índices foram suficientes para que as barragens recuperassem 2,5 metros. Ainda assim, a Sanga Rasa, principal reservatório de Bagé, está 7,60m abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está com 4,10m negativos.
O departamento pontua que as regiões mais afastadas, conhecidas como ponta de rede, podem ter menos tempo de abastecimento, já que a água demora a chegar nesses locais. “Apenas os bairros que são abastecidos pela Pedreira terão horário diferenciado, recebendo água das 16h até a 1h da manhã, em razão das análises que são realizadas por técnicos do Daeb em laboratório cedido pelo próprio IFSul”, finalizou.