- DestaquesNOTÍCIAS

Apenados do semiaberto são beneficiados com programa de ressocialização

Projeto é uma parceria da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social da prefeitura de Dom Pedrito e o presídio local

A Prefeitura de Dom Pedrito, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), lançou nesta segunda-feira, dia 2, no Presídio Estadual de Dom Pedrito, o Projeto de Ressocialização denominado “RenovAção”.

Participaram do lançamento da Prefeitura, o vice-prefeito Guiga, a secretária e o adjunto da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Marcelle Lehr e Marcos Freire e do presídio, o diretor local Dilso Garcia Pereira, a psicóloga Angeliza Costeira, o jurídico, Alberto Wenbt e do Senac, o coordenador de Soluções Corporativas, Willian Pereira e o instrutor Ricardo Maruri.

O RenovAção é um importante investimento na qualificação profissional de apenados que cumprem pena em regime semiaberto, no Presídio Estadual de Dom Pedrito.

O projeto visa oportunizar aos apenados, melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho com qualificação profissional, à medida que eles retornam ao convívio social fora da casa prisional.

O primeiro curso foi definido através de reuniões entre os gestores da STDS, Susepe e Sistema S, de acordo com a demanda trazida pelos próprios apenados, que manifestaram interesse em áreas que podem ser executadas de maneira autônoma, gerando possibilidade de reinserção na sociedade, com maiores chances de geração de renda através da capacitação profissional.

“Visamos ainda auxiliar as famílias dos participantes na efetivação do vínculo com o serviço de proteção básica que é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social”, enfatizou Marcelle, ao revelar o desejo da STDS expandir o acolhimento às famílias.

O primeiro curso será de Técnicas no Serviço de Garçom, custeado integralmente pelo Município. A escolha do curso se dá devido ao crescimento de bares, restaurantes e festas após os anos de pandemia, possibilitando a contratação imediata e autônoma para os futuros formandos.

No final de cada capacitação, será realizada uma avaliação geral e individual do andamento e dos resultados obtidos. Também será solicitado um feedback dos aprendizes, para que seja possível realizar adaptações e melhorias para as próximas etapas.

“Eles estão bastante ansiosos pela oportunidade. Esses apenados estão perto de serem reintegrados à sociedade e será uma grande oportunidade sair daqui com um curso atualizado e que tem vasto mercado de trabalho”, destacou a psicóloga Angeliza.

A titular da STDS, destacou a sua satisfação em conseguir tornar realidade esse antigo sonho, “trazer qualificação profissional para esse público. Estamos conversando desde agosto e estar concretizando esse projeto inédito aqui é muito gratificante”.

“É muito simbólico, um dia depois do Dia do Trabalho, estarmos aqui lançando esse projeto. Imagino que dos 10 que fizerem o curso, três conseguirem uma colocação no mercado de trabalho será uma grande vitória”, enfatizou o vice-prefeito.

O diretor Dilso agradeceu a parceria da administração. “É muito importante esse apoio. Esses projetos são ótimos não só para eles, mas para toda a sociedade. A forma que eles saírem daqui refletirá nas famílias e na comunidade como um todo”, finalizou.  

O curso será realizado no Presídio, com carga horária de 40 horas, duas vezes por semana e deve começar nos próximos dias.

Fonte: Prefeitura de Dom Pedrito

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios