NOTÍCIAS

Alunos de Torquato Severo avaliam adaptação em escola na cidade de Bagé

“Eles estão enturmados e a adaptação foi tranquila, embora seja uma situação atípica e transitória”, comentou o diretor da instituição, Paulo César Camargo Teixeira

Há cerca de três semanas, 14 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Risoleta de Quadros, do subdistrito de Torquato Severo, na Vila de São Sebastião, pertencente à Dom Pedrito, estão estudando na Escola Estadual Leopoldo Maieron (Caic), na cidade de Bagé. As informações são do Jornal Folha do Sul.

De acordo Zina Assumpção, chefe pedagógica da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE) – responsável pela escola -, os estudantes foram alocados em Bagé pela proximidade (cerca de 40 quilômetros), embora outras cidades também pudessem receber os alunos, como Lavras do Sul e Dom Pedrito.

Zina explica que a escola Risoleta ainda passa por processo de regularização do Ensino Médio, sendo analisado pelo Conselho Estadual de Educação. Como não houve parecer até o início do ano letivo, a opção foi realocar os alunos em Bagé, para que não sejam prejudicados. Os 14 estudantes estão distribuídos entre o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O transporte é feito por meio de um convênio do Estado com a Prefeitura de Bagé.
A opção pela cidade, além da proximidade, deu-se pela situação da estrada, tornando-se o caminho mais viável para os jovens percorrerem diariamente, segundo a avaliação da 13ª CRE. Zina diz acreditar que, quando a situação na escola de Torquato Severo for regularizada, provavelmente o número de estudantes aumente.
Não há como precisar um tempo para a finalização do processo que tramita, mas os alunos aguardam com expectativa. A reportagem esteve no Caic para conversar com os jovens que, diariamente, saem às 6h40min da localidade para assistir às aulas. “É bom estudar aqui, estamos nos adaptando bem, fomos bem recebidos. O problema é acordar cedo. Levamos cerca de uma hora para chegar. Por isso, temos a expectativa de que seja resolvido logo”, disse Gillianna Vieira da Silva, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio, que falou em nome da turma. Os demais alunos, também presentes, manifestaram interesse em retornar a estudar no distrito, evitando o deslocamento diário.

O diretor do Caic, Paulo César Camargo Teixeira, diz que as normas da instituição são bem claras, dentro da filosofia de receber bem. “Eles estão enturmados e a adaptação foi tranquila, embora seja uma situação atípica e transitória”, comentou. O diretor acrescentou que a equipe diretiva e a de professores estão preparadas para solucionar possíveis problemas que possam acontecer em função de transporte e outros imprevistos. “Vamos nos adaptar sempre que houver necessidade para que eles não tenham prejuízos”, garantiu. Alguns deles, segundo Teixeira, já estiveram em escolas de Dom Pedrito e Lavras do Sul.

Origem
A Risoleta de Quadros surgiu de uma extensão da Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio, também de Dom Pedrito, em 2003. A intenção era garantir o Ensino Médio, além do Fundamental, para os jovens de Torquato Severo, já que a distância impedia muitos de continuarem os estudos. Porém, entre 2008 e 2009, o Médio foi sendo suspenso, gradativamente, encerrando as aulas nas turmas que não contavam com alunos matriculados.

Em 2013, a 13ª CRE deu continuidade à extensão e as aulas foram retomadas. No ano passado, no entanto, a comunidade escolar foi informada de que a escola poderia perder novamente a extensão do Ensino Médio, por não estar regularizada junto ao Conselho Estadual de Educação.

Jornal Folha do Sul

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios