Alerta máximo para Dengue
Recomendação é para que em caso de viagem, se utilize repelente durante o dia

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, recomenda que todas as pessoas que se deslocarem para outros municípios, utilizem repelentes para mosquitos, em especial durante o dia, que é o horário de rotina do Aedes aegypti.
O alerta se dá principalmente para quem for para: Porto Alegre e seu entorno, Frederico Westphalen e seu entorno e Lajeado e municípios próximos, já que o Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS emitiu alerta para a Situação Crítica de Dengue no Estado.
Segundo o CEVS, neste ano, até o dia 25 de março, foram confirmados 2.252 casos de Dengue, sendo que 2.031 foram contraídos no próprio território de residência.
De Chikungunya, foram confirmados 11 casos no Estado, sendo 10 autóctones e de Zika, houve a confirmação de um caso importado de outro Estado, no mesmo período.
As regiões mais críticas para Dengue são: Porto Alegre e seu entorno, Frederico Westphalen e seu entorno e Lajeado e municípios próximos. Para Chikungunya a região mais crítica é a de Passo Fundo e o caso de Zika foi em uma pessoa residente em Encantado, com contaminação em outro Estado.
É importante ter conhecimento, que basta termos um caso de Dengue ou de uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e um mosquito picar a pessoa doente para que ele se contamine e haja a propagação em todas as pessoas que forem picadas por esse mosquito contaminado.
Cabe ressaltar que é necessário redobrar os cuidados com água parada em qualquer recipiente na sua casa ou local que frequenta.
Verifique qualquer local possível de criadouro e utilize repelente mesmo nos dias frios, principalmente ao se deslocar para essas regiões.
Fonte: Dep. Com. prefeitura de Dom Pedrito