- DestaquesNOTÍCIAS

Agricultura familiar em debate no 1º Dia de Campo Socioassistencial e de Gestão Sustentável

Evento foi promovido pela Emater

A Emater promoveu, na tarde desta terça-feira (19), o 1º Dia de Campo Socioassistencial e o 1º de Campo de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. A atividade foi realizada na propriedade da família Wrasse, próximo à zona urbana do município e contou com participação de técnicos, extensionistas, estudantes, autoridades, além de produtores rurais. Durante a tarde foi trabalhada a questão de bem estar-social dos pequenos produtores, também questões econômicas, ambientais além, claro, da própria produção.

O chefe do escritório municipal da Emater, Walney Lucas Moreira, explica que o propósito Dia de Campo é mostrar os resultados do trabalho dos produtores e da extensão rural, além do nível de tecnologia que está sendo utilizada. Moreira observa à importância da produção diversa do pequeno produtor, para exemplificar, ele diz que durante a paralisação dos caminhoneiros, quando foi registrada falta de produtos como frutas e hortaliças em Dom Pedrito, evidenciando a importância da ampliação desta produção. “A tecnologia utilizada, muitas vezes usadas em Israel, por exemplo, irrigação por gotejamento e uso do plástico protegido, para ter uma variedade de produtos a serem ofertados para a população, então a tecnologia usada nas pequenas propriedades está nivelada com qualquer outra atividade rural”, observou Moreira.

O gerente regional da Emater, Eloi Pozzer, enfatiza que o destaque do evento, que tem propósito de tratar assuntos básicos, tanto no terreno social quanto econômico, todos abarcados dentro da gestão, que Pozzer reforça como fundamental. “A matriz produtiva continua a mesma, mas o homem do campo, para ficar no campo, precisa ter renda”, pontuou.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios