Agentes de saúde paralisam atividades nesta sexta-feira
Servidores reivindicam pagamentos de insalubridade e incentivos, além do fornecimento dos EPIs

Agentes de saúde paralisaram suas atividades nesta sexta-feira (20) para reivindicar o pagamento de insalubridade, incentivos e fornecimentos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de reajuste. O grupo ficou reunido na praça General Osório durante a manhã.
A reportagem conversou com a servidora Cassandra Munhoz, ela relata que os agentes não estão recebendo insalubridade, que deve ser paga, de acordo com a legislação federal. Incentivos pré-destinados aos agentes de saúde, ou para serem pagos integralmente ou utilizados para compra de materiais de trabalho, também não estão sendo implementados. “No primeiro momento, quando foi repassado do governo federal esse incentivo, dia 14 de dezembro do ano passado às contas da prefeitura, foi-nos dito que era para ressarcir a prefeitura pelo 13º, o que não pode. Somos funcionários e não podemos pagar a prefeitura por um direito”, disse.
Os servidores também reivindicam o fornecimentos de equipamentos para trabalho, como protetor solar, botas de borracha, guarda-chuva, entre outros, pois eles atuam expostos às intempéries climáticas. “Queremos os nossos direitos, não estamos pedindo nada extraordinário”, pontuou Cassandra.
Os agentes foram chamados para uma reunião junto ao Executivo, onde foi marcado outro encontro, na terça-feira (24), pela manhã, com a presença do sindicato da categoria e Executivo.