- DestaquesNOTÍCIAS

Acusado de abigeato é preso duas vezes no mesmo dia em Dom Pedrito; entenda o motivo

Um caso inusitado ocorreu em Dom Pedrito neste sábado (25), quando um homem, identificado como Adão Severo Lemos, acabou sendo preso duas vezes no mesmo dia – o que não precisava ocorrer, não fosse a delegada plantonista Giovana Meira Muller não ter dado flagrante no autor do crime logo na primeira vez.

Mesmo com os policiais militares flagrando o indivíduo praticando o abigeato e tendo materialidade do fato, a delegada alegou, conforme ocorrência, não haver violência, nem grave ameaça – o que acabou causando um descontentamento geral, tanto da guarnição da Brigada Militar que realizou a prisão, como dos demais policiais e do Comando do 4º Esquadrão, visto ter sido um grande trabalho realizado pelos PMs no início da manhã, por volta das 7h30, quando haviam sido chamados na rua Moacyr Dias, onde a vítima comunicava que um homem estava carneando suas ovelhas. Quando a guarnição chegou no local, constatou que um individuo estava carregando um animal abatido, já em uma propriedade vizinha. Ao avistar os policiais, ele tentou fugir, largando a ovelha no chão e correndo em direção a uma lavoura de soja, mas foi capturado pelos policiais. Conforme boletim de ocorrência, Adão matou três ovelhas e, durante a condução do indivíduo para a delegacia, ele ainda saltou da viatura em movimento, em uma tentativa frustrada de fugir.

Até aí tudo bem: o acusado preso em flagrante, encaminhado à delegacia de polícia, até que o fio da meada veio quando a delegada plantonista Giovana Muller determinou que fosse feito registro simples e o indivíduo acabou sendo liberado para voltar para sua casa.

Adão foi preso pela segunda vez em uma ação conjunta entre Polícia Civil e Brigada Militar

O inspetor Patrício Antunes, pedritense integrante da Força-Tarefa de Combate ao Abigeato e Crimes Rurais, ao tomar conhecimento do fato, entrou em contato com o delegado Adriano Linhares, responsável pela força-tarefa, que pediu a prisão preventiva de Adão, quando foi prontamente atendido pelo Poder Judiciário. O homem acabou sendo preso por volta das 17h15 em uma ação conjunta da Força-Tarefa e Brigada Militar. Após ser encaminhado à delegacia de polícia, Adão foi recolhido ao Presídio Estadual de Dom Pedrito.

Os policiais constataram que o acusado tem diversas passagens pela polícia, inclusive, desde o induto de Natal, o indivíduo estava com mandado de prisão expedido por não retornar ao presídio durante a noite, quando cumpria pena em regime aberto. Segundo Patrício, Adão ainda tem tatuagens que significam matar policiais. “Tatuagens de palhaços e curingas costumam ser associadas a roubo e morte de policiais”, comentou, em relação a uma das tatuagens do indivíduo, que é a caricatura de um palhaço.

Ainda no final desta tarde, o comandante do 4º Esquadrão da Brigada Militar, capitão Patrique Rolim, enviou uma nota à imprensa, falando sobre o fato: 

“Como Cmt do 4ºEsqd, cabe a mim, manifestar publicamente a desconformidade contra a decisão da autoridade de policia judiciária de plantão, pela negativa da autuação em flagrante do autor do furto abigeato ocorrido na data de hoje. Foi uma ocorrência que exigiu um grande esforço dos policiais de serviço para realizarem a prisão do acusado, tendo inclusive que adentrarem em meio a uma lavoura de soja, restando com seus uniformes avariados em razão da lama, inclusive havendo resistência à prisão por parte do autor, conseguiram efetuar a prisão e localizar os animais abatidos e tiveram que ver o acusado sair antes de que eles da delegacia. Tentei contato com o plantonista para entender os motivos da negativa da autuação mas não consegui contato, confesso que não entendi a razão, havia a vítima, o autor e a materialidade, o autor foi preso logo após praticar o ato, com a “res furtiva”, todos os elementos necessários para a lavratura do flagrante estavam consubstanciados. Como Comandante, buscaremos uma resposta para o ocorrido, pois não podemos aceitar que o trabalho dos nossos policiais seja perdido dessa forma.” 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios