NOTÍCIAS

Acordo entre Estados Unidos e China deve afetar exportações do agronegócio no RS

Brasil pode perder US$ 10 bilhões em exportações do agronegócio.

Assinada neste mês, a primeira fase do acordo comercial entre americanos e chineses tende a provocar efeitos em Estados brasileiros com tradição exportadora como o Rio Grande do Sul. Caso os termos anunciados sejam cumpridos, o acerto deve reduzir as vendas externas de parte da indústria e do agronegócio gaúcho.

Mas os possíveis impactos não se resumem a perdas. Para analistas, a previsão é de que a trégua na guerra comercial entre Estados Unidos e China também diminua o nível de tensão que abalou a economia mundial desde 2018. Ou seja, a confirmação do alívio reduziria riscos internacionais à retomada da economia brasileira. E o Rio Grande do Sul pegaria carona nessa situação um pouco mais confortável.

O acordo inicial determina corte de tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos da China. Em troca, os asiáticos têm de intensificar importações de mercadorias americanas. Em dois anos, os chineses precisariam comprar, no mínimo, US$ 32 bilhões adicionais em itens agrícolas dos Estados Unidos. Por isso, o agronegócio gaúcho tende a ser afetado.

Em meio à guerra comercial, a potência asiática passou a adquirir mais de parceiros como o Brasil para recompor o que deixou de obter do país de Donald Trump. Em território verde-amarelo, a China demonstra apetite, principalmente, por soja.

Fonte: GaúchaZH

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios