NOTÍCIAS

Ações do Dema promovem o desenvolvimento do município

O Departamento de Meio Ambiente, vinculado à Secretaria de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, coordenado pela diretora Carolina Munhoz, atua de modo a assegurar a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Dom Pedrito, mediante a fiscalização, preservação e recuperação de recursos ambientais,  por meio do cumprimento da legislação ambiental municipal, estadual e federal.

Com uma equipe de excelentes colaboradores, o grupo conta com engenheiro, geólogo, fiscais ambientais e auxiliar administrativo, que atuam diariamente para promover políticas e estabelecer diretrizes de preservação, controle e recuperação do meio ambiente.

Durante 2017, o Dema desenvolveu muitas ações importantes para o município, entre elas a remediação do aterro sanitário – obra custeada pelo fundo de gestão compartilhada (Corsan). Seu valor foi de mais de R$ 400 mil para atender as especificações exigidas pelo órgão ambiental e entrar na negociação da multa de R$ 19 milhões aplicada ao município pela demora de mais de 10 anos da conclusão dessa obra.

Em outubro, o departamento realizou o curso e o treinamento de manejo de arborização urbana, durante a Semana do Meio Ambiente, por intermédio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, trazendo a Dom Pedrito o Biólogo Flávio Barcellos, de Porto Alegre, para treinamento e atualização no assunto de arborização, com a equipe do Dema e Secretaria da Agricultura, bem como os responsáveis pelo projeto de Arborização Urbana no município.

A criação de projetos ambientais também é uma característica de inovação do Dema. O projeto de Arborização Urbana em Dom Pedrito é um exemplo disto. Idealizado pela Unipampa e realizado em parceria com diversas entidades, como a Escola Técnica Dom Pedrito, Dema, Secretaria da Agricultura, Secretaria da Educação e Cultura, Comam e Uppan, o grupo possibilitou, em 2017, a realização do inventario de todas as arvores das praças do município. Já em 2018, o projeto busca realizar o manejo dessas árvores. E os avanços continuam em 2018!

Para 2018, o Dema busca realizar a construção de um eco ponto, para descarte de resíduos, como pneus, lixo eletrônico, móveis e outros. O município planeja ter um local adequado para esse descarte, chamado eco-ponto, onde a população poderá destinar este tipo de material gratuitamente e também sem custo para o município.

Teremos a construção de uma área para compostagem e aquisição de uma máquina trituradora de galhos, para destinação do resíduo de poda e jardinagem da prefeitura e da população em geral. Ainda se prevê a construção, no horto florestal municipal, de uma área que será destinada à compostagem desse tipo de resíduo, visando assim que este material irá virar adubo para para ser usado em parques e praças da cidade durante no plantio de novas mudas.

Outra grande ação será a realização do primeiro fórum sobre serviços ambientais, juntamente com as universidades, com o intuito de discutir e esclarecer a comunidade em geral sobre assuntos realizados com o meio ambiente.

O Concurso paisagístico para o município está sendo realizado dentro do Comam. Os projetos irão abranger a arborização e o embelezamento da nossa cidade.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios