Ação policial apreende dois menores na manhã desta quinta-feira (29)

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Civil, com o apoio da Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão de menores em dois bairros da cidade. Um deles foi de um menor de 16 anos, acusado de esfaquear e tentar matar um homem no final de semana, em frente ao bar 24hs, na Avenida Barão do Upacaraí. O fato ocorreu na madrugada da última segunda-feira (26), por volta de 1h40 da manhã, onde um jovem de 18 anos encontrava-se com ferimento no abdômen.
De acordo com o inspetor Lauro Telles, “na noite do fato a Brigada Militar deteve três indivíduos suspeitos de ter cometido o crime, e dentre eles, um adolescente que havia sido apontando por testemunhas como sendo o provável autor da facada. Eles chegaram a ser encaminhados para a Delegacia de Polícia, onde foram feitos interrogatórios e algumas diligências no pronto socorro, onde conversamos, inclusive, com a vítima antes da mesma ser levada para cirurgia, e que naquele momento apontavam para autoria do menor que estava detido”.
Ainda conforme Telles, “quando retornamos para a delegacia, uma das testemunhas que havia apontado ele como autor já não tinha mais certeza, pois poderia ter sido o irmão dele, pois eles tem o mesmo apelido e são muito parecidos. Com base na dúvida e não podendo confirmar novamente com a vítima que já se encontrava em procedimento cirúrgico e em estado grave, a delegada optou por não apreender o menor que estava detido e resolveu apurar em inquérito”.
“Na tarde de ontem (28), conseguimos conversar com a vítima que estava se recuperando em um quarto da Santa Casa e fizemos o reconhecimento por fotografia, onde ele apontou que o verdadeiro irmão era realmente o autor da facada, e não o que havia sido detido na noite do fato. Logo após a confirmação, nós representamos junto ao Poder Judiciário por mandados de buscas e pela internação dele no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria”, disse Telles, acrescentando que na casa do menor, os policiais ainda recolheram algumas armas brancas para perícia e também as roupas que ele vestia na noite do crime, em busca de vestígios de sangue.
Telles ainda falou a respeito do outro menor também preso esta manhã. “Este segundo adolescente completou 18 anos em novembro, e pertence a gangue do São Gregório. No dia 06 de outubro de 2013, ele e outros jovens da gangue, por volta das 18h, mataram a tiros Junior Machado Veloso na esquina da 21 de Abril com a rua Pedro Paz Sobrinho. O Judiciário decidiu por sentença condenatória recolher também este jovem para o Case de Santa Maria”, finalizou o inspetor de polícia.
Os dois menores foram encaminhados ao Pronto Socorro para exame de corpo de delito e ainda hoje serão levados para Santa Maria, onde irão ficar no Case daquela cidade para cumprir medidas sócio educativas.