- DestaquesNOTÍCIAS

Ação da Polícia Civil e Brigada Militar em Dom Pedrito mira abigeatários e grupos de WhatsApp que avisam sobre barreiras

Foram apreendidos celulares para identificar a prática ilegal

A manhã desta segunda-feira (3), foi marcada por uma operação policial na cidade de Dom Pedrito. dezenas de policiais em viaturas da Polícia Civil e da Brigada Militar cumpriram mandados de busca e apreensão. As informações, apesar de extraoficiais, são de que os policiais buscavam localizar autores de crimes de abigeato e porte ilegal de armas de fogo.

Além destes as investigações buscam identificar através da apreensão de aparelhos celulares, membros de grupos de WhatsApp responsáveis por avisar os integrantes sobre a realização de barreiras e outras ações da Polícia Civil, Brigada Militar, o que inclui o Comando Rodoviário e o Pelotão Ambiental, e Polícia Rodoviária Federal. Sobre este ponto, vejamos o que reza o Artigo 265 do Código Penal – Atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de utilidade pública: Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.

Segundo fontes de nossa reportagem, ligadas à segurança pública, essa prática vem prejudicando as ações policiais, uma vez que as pessoas, a maioria delas de reputação idônea, estão sendo utilizadas para o cometimento deste crime. É provável que estas sejam identificadas e acusadas mediante inquérito policial.

Em tempo

Nota enviada pela Decrab/Bagé traz novas informações

A Operação Santa Maria II teve o objetivo de buscar provas para a elucidação de uma série de abigeatos na forma de carneada que ocorreram nos últimos meses em propriedades localizadas nas proximidades do Rio Santa Maria. A investigação é fruto de um trabalho integrado entre DECRAB/Bagé, equipe de inteligência da Brigada Militar e Patrulha Rural de Dom Pedrito.

Conforme o Delegado André de Matos Mendes, titular da DECRAB, os investigados teriam criado um grupo de WhatsApp para cuidar a movimentação polícia e também trocavam mensagens onde assumiam a autoria de alguns abigeatos. Os policiais já estavam monitorando esse grupo já há alguns meses, tendo inclusive, alguns informantes, tendo enviado Prinstscreen e áudios com conteúdo criminoso.  A ação de hoje visava apreender os aparelhos telefônicos dos suspeitos para posterior análise telemática, medida já foi deferida pelo Poder Judiciário.

Ao todo sete telefones celulares foram apreendidos, além de uma arma com suspeita de adulteração e outros objetos utilizados para a pratica do abigeato.

A DECRAB/Bagé em conjunto com a Brigada Militar recentemente já havia prendido três indivíduos por abigeato na modalidade de carneada em Dom Pedrito, sendo que as ações deverão ser intensificadas por conta dos recentes casos registrados no município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios