A solidariedade que transforma lacres de alumínio, em cadeiras de rodas
Iniciativa do Leo Clube de Dom Pedrito arrecada o material que iria para o lixo e troca por cadeiras de rodas

Bom, esta não é uma campanha exclusiva de Dom Pedrito, mas que é desenvolvida em várias outras cidades, por diferentes clubes de serviço, como os Rotaries Clubes, por exemplo. Aqui na cidade, o Leo Clube tem essa campanha de forma permanente, conforme nos explicou Suliman Soares, conselheiro do clube.
Existem muitas pessoas, mesmo de fora do clube, que colaboram com a arrecadação dos lacres de alumínio. Existem alguns pontos fixos de coleta, como na Rádio Sulina, na Rádio Upacarai e no Bar Tiaca-Tiaca, onde as pessoas podem depositar os seus lacres.
Funciona assim: cada 100kg de lacres de alumínio equivalem a uma cadeira de rodas. O material é enviado a uma empresa conveniada, com sede em Santa Maria/RS, que o recebe e troca por uma cadeira de rodas que depois é doada para uma instituição local.
A primeira cadeira que o Leo Clube adquiriu, foi doada para o Asilo Major Alencastro da Fontoura, em maio do ano passado. A campanha atual começou em setembro de 2018 e já atingiu os 100kg. Agora a campanha prossegue na busca da próxima cadeira.
Suliman revela que a meta do clube é conseguir até duas cadeiras de rodas por ano, já que conta com o apoio irrestrito da comunidade pedritense, que sempre se engaja em campanhas como esta.
Abaixo, imagens da doação da primeira cadeira de rodas, ao Asilo Major Alencastro da Fontoura, em maio de 2018. Em destaque, o Maneco, o ex-presidente da instituição, entre integrantes do Lions Clube e do Leo Clube.