A evangelização em tempos de Pandemia
Transmissões online tem aproximado fiéis da paróquia em Dom Pedrito

A pandemia trouxe a necessidade de distanciamento social e isolamento de muitas pessoas, principalmente para os idosos e pertencentes a grupos de risco. Muitos deles são frequentadores de missas nas paróquias locais. Pensando nisso, o Padre Fábio Augusto Santos da Silva, teve a ideia de transmitir algumas celebrações via internet. A Qwerty Portal de Notícias, visando auxiliar na propagação da mensagem, entrou em contato e propôs retransmitir diariamente as missas transmitidas por ele, e nos domingos transmitir com sua equipe presencial a missa da manhã.

Em entrevista a nossa reportagem, Padre Fabio disse, que “o atual contexto de pandemia fez a Igreja repensar seu agir pastoral. No início deste ano havíamos planejado todas as reuniões, catequese, sacramentos e, de repente, tudo entrou noutra dinâmica, isto é, inauguraram-se as lives, as missas pelo Facebook, etc. Assim, o isolamento social levou-nos a uma reflexão sobre o significado da palavra presença e também deu-nos oportunidade para explorarmos o ambiente digital, até então desconhecido em grande parte das paróquias e dioceses, com muito entusiasmo e alegria.
Conforme disse Bento XVI, “o ambiente digital não pode ser mais visto como um mundo paralelo, mas cada vez mais está presente na realidade cotidiana de muitas pessoas” e, diante desta Pandemia, uma realidade cada vez mais próxima também de muitas paróquias e dioceses”.
“Neste cenário digital, que se descortinou com toda força, a Evangelização precisa encontrar o seu espaço no ambiente digital, sob pena de ficar fora do alcance da experiência de muitos. A Igreja Católica tem uma longa caminhada na comunicação, porém a pergunta que nos fazemos é: como levar a mensagem do Evangelho de uma forma eficaz, mais criativa neste tempo de Pandemia? Como usar os meios de comunicação para melhor formar o nosso povo cristão? Estas são perguntas importantes neste momento, oriundas da riqueza que as transmissões digitais proporcionam aos fiéis. De fato, não temos soluções mágicas para estes questionamentos, como diz o poeta “o caminho se faz caminhando”, mas percebo que estamos sendo uma “presença”, ainda que distante, na vida das pessoas através das transmissões digitais e isto tem contribuído para levar a esperança e o consolo neste momento a todos. Muitos têm acompanhado as missas, as lives do Bispo Diocesano Dom Cleonir, também usado a criatividade na solidariedade e, assim, a Evangelização está acontecendo neste ambiente rico, mas muito desafiador, que é o ambiente digital para todos nós”, finalizou Padre Fabio.
Vale lembrar, que o televangelismo não é novidade nas igrejas cristãs. Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, as tradicionais celebrações com a presença dos fiéis deram lugar às transmissões online e o aconselhamento às comunidades praticantes. Agora o novo caminho até a casa das famílias é pelo computador, celulares e tablets, e o principal, normalmente é personalizado.