- DestaquesNOTÍCIAS

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo inicia na próxima segunda-feira

Devem se vacinar crianças com idade de um ano a menores de cinco anos

O município já está se preparando para a Campanha de Vacinação contra a pólio e o sarampo. Devem se vacinar crianças com idade de um ano a menores de cinco anos. Em Dom Pedrito, além da Sala de Vacinas, junto ao posto central, a vacinação também será ofertada junto às unidades estratégias saúde da família (ESFs) nos bairros, além da unidade de saúde Sanlai Ferreira. A Campanha terá início na segunda-feira (6) e segue até 31 de agosto.

O dia D da Campanha será 18, sábado, objetivando atingir o maior número possível de crianças. De acordo com a coordenadora da Sala de Vacinas, Raquel Stochero, a vacinação só é realizada mediante apresentação da Carteira de Vacina. Quem perdeu a carteira deverá solicitar segunda via.

No Rio Grande do Sul, são mais de 528 mil crianças na faixa etária e a meta é vacinar, pelo menos, 95% delas.

Locais de vacinação nos dias da semana:

Posto central: 7h30 às 13h30

ESF São Gregório/Santa Terezinha (8h às 11h30/13h às 16h – sextas, das 8h às 11h30)

ESF Santa Maria (8h às 11h30/13h – 11h30 – sextas, das 8h às 11h30)

ESF Arrué/Tude de Godoy (8h às 11h30/13h às 16h – sextas, das 8h às 11h30)

Vacinação no dia D

Posto Central, ESF São Gregório/Santa Terezinha, ESF Santa Maria, ESF Arrué/Tude de Godoy, Associação dos Moradores Severo Correa e ESF Cohab. A vacinação será oferecida das 8h às 17h.

Vacinas

As vacinas utilizadas para esta estratégia serão a vacina oral da poliomielite(VOP) e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. Esta também será uma oportunidade para que as crianças atualizem a vacinação de rotina.

A vacina da pólio prevista está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de 1 ano de idade em 3 doses: a primeira dose aos 2 meses de idade, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos.

Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano de idade. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios