Pastos & Pastagens acontece na próxima semana, em Dom Pedrito
Essa será a 26ª Edição do Seminário e o 15º Lavoura em Evolução
Entre os dias 07 e 09 de junho, a Associação e Sindicato Rural e a Associação dos Agricultores realizam a 26ª edição do seminário Pastos & Pastagens e 15º Lavoura em Evolução. O evento, a exemplo do ano passado, acontece nas dependências do Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, em Dom Pedrito, e vai contar com importantes nomes, como o da renomada jornalista Cristina Vieira, repórter do Globo Rural.
Cristina, que é natural de Dom Pedrito, retorna a cidade para palestrar na noite do dia 07, às 20h15, e vai abordar o tema “A visão da mídia sobre o agronegócio”. Os interessados em ouvir a jornalista pedritense devem chegar cedo para garantir lugar, uma vez que a palestra é gratuita e aberta ao público. Já na sexta-feira, dia 08, as atividades começam pela manhã com credenciamento, a partir das 7h30, seguido de palestra com o economista do Sistema Farsul, Antonio da Luz, que vai falar sobre as projeções para a produção e consumo de alimentos até 2026, no Brasil e no mundo.
Ainda pela manhã, às 10h45, acontece a explanação do engenheiro agrônomo Felipe Dias, da Lanztech Consultoria e Treinamento. Felipe, que também é agropecuarista, vai falar sobre “Pastoreios intensivos em sistemas integrados”. Já à tarde, logo após o almoço para os expositores, além da palestra com Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, que também é colunista da Revista Cultivar e consultor do Canal Rural, e vai tratar sobre as “Tendências do agronegócio mundial e brasileiro para grãos e carnes”, acontecem as oficinas, que este ano serão quatro. No palco principal, às 15h45, o Dr. Acélio Fontoura Jr., da Unipampa, e os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Dra. Márcia Silveira e Dr. Danilo Sant’Anna, ministrarão a oficina “Pasto 365 dias do ano. É possível?”. Na sequência, às 17h, a médica veterinária, Mestre em Administração Rural pela Lincoln University e Coordenadora da OGC, Andréa Veríssimo, conduzirá a oficina “Observatório Gaúcho da Carne: transformando Big Date em Bife Date”.
Nos mesmos horários, porém no palco II, os interessados podem se inscrever nas oficinas “Soja na várzea: foco nos principais problemas”, com o Dr. em Fitotecnia e professor da UFSM, Ênio Marchesan, e “Manejo da soja para altos rendimentos: minimização dos estresses”, com o engenheiro agrônomo, consultor da Floss Consultoria e Assessoria em Agronegócio, Elmar Luiz Floss. Na inscrição, que pode ser feita pelo link https://goo.gl/12aaF5 e, também, na sede do Sindicato Rural em Dom Pedrito (Av. Rio Branco, 896), o participante indica a oficina que deseja fazer na primeira rodada, às 15h45, e na segunda, às 17h.
No sábado, dia 09, duas palestras encerram o evento. A primeira, às 8h30, é com o professor climatologista Luiz Carlos Molion, de Maceio/AL, que vai abordar a “Perspectiva do clima para 2018/2019 e sua tendência para 10 anos”. Ele já esteve na edição passada e mobilizou um grande público. E às 10h45, é a vez de Caio Nemitz, da Agronemitz, falar sobre “Diversificação: fundamental para a sustentabilidade do Agro”. Paralelo às palestras e oficinas, durante os dias 08 e 09, também acontece a segunda edição do Agroshow, que oportuniza bons negócios a produtores rurais e empresários, através da exposição e venda de maquinário e tecnologias agrícolas.
Valores e informações
O valor da inscrição é R$ 50 para sócios em dia, tanto da Associação e Sindicato Rural, quanto da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito. O mesmo vale para estudantes, mediante comprovação. Para os demais participantes, o valor é R$ 80. Informações sobre inscrição e formas de pagamento, podem ser obtidas junto à secretaria do Sindicato Rural, em horário comercial, através dos telefones (53) 3243 1103 e 3243 3378.
Confira a programação completa
07/06, quinta-feira
19:30 – Abertura oficial
20:15 – “A visão da mídia sobre o Agronegócio”, com Cristina Vieira, repórter do Globo Rural
08/06, sexta-feira
07:30 – Credenciamento
09:00 – “Pense no futuro: projeções para a produção e consumo de alimentos 2016-2026 – Brasil e mundo”, com Antonio da Luz, economista do Sistema Farsul
10:15 – Coffee Break
10:45 – “Pastoreio intensivo em sistemas integrados”, com Felipe Dias, Engenheiro Agrônomo, consultor da Lanztech Consultoria e Treinamento Ltda, e agropecuarista
12:00 – Almoço para os expositores
13:30 – “Tendências do Agronegócio mundial e brasileiro para grãos e carnes”, com Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting e do Canal Rural, e colunista da Revista Cultivar
15:00 – Coffee Break
OFICINAS – Palco Principal
15:45 – Pasto 365 dias do ano. É possível?
Dr. Acélio Fontoura Jr. – Unipampa, Dom Pedrito
Dra. Márcia Silveira – Zootecnista, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul
Dr. Danilo Sant’Anna – Médico Veterinário, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul
17:00 – Observatório Gaúcho da Carne: Transformando Big Date em Bife Date
Andréa Veríssimo – Médica Veterinária, Mestre em Administração Rural pela Lincoln University e Coordenadora da OGC
OFICINAS – Palco II
15:45 – Soja na várzea: foco nos principais problemas
Ênio Marchesan – Dr. em Fitotecnia, professor da UFSM
17:00 – Manejo da soja para altos rendimentos: minimização dos estresses
Elmar Luiz Floss – Engenheiro Agrônomo, consultor da Floss Consultoria e Assessoria em Agronegócio
09/06, sábado
08:30 – “Perspectiva do clima para 2018/2019 e sua tendência para 10 anos”, com Luis Carlos Molion, professor climatologista, de Maceio/AL
09:45 – Coffee Break
10:45 – “Diversificação: fundamental para sustentabilidade do Agro”, com Caio Nemitz, da Agronemitz