Casal compartilha experiências de viagem e fotografias por três continentes
Eduardo e Mônica concederam entrevista, que vai ao ar no Jornal das Oito de hoje

Eduardo Vieiro, pedritense. Mônica Morás, leopoldense. O casal, que viaja desde 2014, já andou pela Europa, Ásia e, mais recentemente, África, registrando seus momentos através da fotografia e abastecendo um site, onde dão dicas de como fotografar, mas também dicas para quem pretende se aventurar em outros países. Em entrevista que será exibida no Jornal das Oito, excepcionalmente nesta segunda-feira (30), Mônica e Eduardo compartilham experiências e contam mais detalhes sobre a iniciativa.
Mônica diz que a ideia surgiu desde que o casal se conheceu, mas só foi levada adiante em junho de 2014. “A ideia de fotografar surgiu só depois, no caminho mesmo, quando o Eduardo começou a perceber que a gente estava tendo muitos registros e isso não estava sendo muito bem aproveitado”.
Eduardo salienta que durante os trabalhos em fotografia, na Tailândia – onde o casal residiu por um ano – e na China – onde residiram por seis meses -, foi preciso delinear um foco pessoal e profissional à fotografia. Não havia pretensões profissionais no início da viagem, entretanto, as oportunidades acabaram surgindo e auxiliando no desenvolvimento – e prolongamento – da jornada.
“A Europa é um continente fácil de viajar, mas a Ásia, tudo é diferente”
Eduardo pontua que na Ásia, em particular na Tailândia, o povo costuma ser receptivo. É possível a comunicação através do inglês. Na China, apesar das dificuldades com a língua, também existe boa receptividade. Mônica enfatiza que os asiáticos são mais abertos aos estrangeiros. “A Europa é um continente fácil de viajar, mas a Ásia, tudo é diferente. As pessoas têm uma forma diferente de pensar”, diz.
Recentemente, o casal esteve no Marrocos, onde passaram duas semanas conhecendo – e fotografando, claro – o país. Apesar da pouca distância geográfica da Europa – o país localiza-se no norte da África – existem diferenças profundas entre Marrocos e Espanha, exemplifica Eduardo.
Dicas de como tirar uma fotografia com o smartphone
Grande maioria dos usuários de smartphones utiliza o aparelho, também, para fotos. A primeira dica é a limpeza da lente. Apesar de um procedimento simples, muitas pessoas esquecem, lembra Mônica. A segunda dica é o enquadramento, dentro da regra dos terços. Deixar a foto reta e utilizar luz natural. Para edição de imagens através do smartphone, Mônica indica o A Color Story e o SnapCity. Eduardo indica o VSCO, único aplicativo que ele usa para tratamento de imagens. Todos os aplicativos são gratuitos para Android e IOS.
Projetos futuros
O casal trabalha, atualmente, em um projeto com foco no Pampa Gaúcho. “Vamos tentar captar, registrar nossa cultura, que é muito bonita. Pouca gente mundo a fora ou dentro do Brasil conhece”, diz Eduardo, salientando que o projeto ainda está sendo formatado.
Assista a entrevista no Jornal das Oito, às 20h, na Qwerty TV (http://tv.qwerty.com.br) ou através da página da Qwerty Portal de Notícias no Facebook.