Emater atualiza números das colheitas de arroz e soja no município
Dados estão no Informativo Conjuntural

O Informativo Conjuntural, produzido pelo escritório municipal da Emater, atualizou sobre os números das colheitas – tanto do arroz quanto da soja – no município. O documento destaca que as duas culturas sofreram perdas em função da estiagem que assola diversas regiões do estado. A perda projetada nas lavouras de arroz do município é de 10%, enquanto o Informativo pontua que pelo menos 40% da lavoura de soja semeada esteja com potencial produtivo reduzido.
Na cultura do arroz, o documento aponta para uma área colhida de pelo menos 27.893 hectares até segunda-feira (16), equivalendo a 62% da lavoura arrozeira no município – foram semeados 44.990 hectares. Por ocasião do período do plantio, após meses chuvosos e com umidade excessiva, as precipitações diminuíram drasticamente, faltando umidade para a germinação. Os produtores foram obrigados a banhar as lavouras.
Segundo o Informativo, já foram colhidos 24.000 hectares de soja de uma área semeada de 80.000 hectares, repetindo o número da safra passada. A época da semeadura que resulta nas maiores médias de produtividade na região compreende as das de 1 de novembro a 10 de dezembro. Mais de 60% das lavouras foram plantadas nesta época, sendo significativamente afetadas pela falta de chuvas.