- DestaquesNOTÍCIASVARIEDADES

Ex-presidente Lula visita Bagé durante a manhã e enfrenta manifestações contrárias

Lula criticou o que ele denomina como ‘direita fascista’, que teria buscado o MP para impedir visita à Unipampa

A ‘Caravana Lula’ está, nesta segunda-feira (19), cumprindo agenda na Região da Campanha. Nesta manhã, o ex-presidente esteve em Bagé, junto de companheiros de partido, entre os quais, a ex-presidente Dilma Rouseff, cassada em 2016. A reportagem da Qwerty Portal de Notícias acompanhou às manifestações na Rainha da Fronteira, onde o ex-presidente recebeu apoio, mas também enfrentou manifestações contrárias.

As manifestações ocorreram junto à Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Sob forte esquema de segurança, manifestantes a favor do ex-presidente rodearam o caminhão onde Lula fez seu pronunciamento. Os manifestantes contrários, com bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, concentraram-se a cerca de 100 metros do local. A Brigada Militar montou um cordão de isolamento entre os grupos, mesmo assim, alguns tumultos foram registrados.

O ex-presidente declarou que a caravana não estava prevista para passar em Bagé. “Eu disse para os organizadores da caravana que não tinha como o avião parar em Bagé e não visitar a Unipampa”, disse Lula, exaltando a criação da instituição, realizada durante o seu governo. O ex-presidente também criticou o que ele denomina como ‘direita fascista’, que buscou o Ministério Público contra a visita de Lula à Unipampa. “Neste país, a elite nunca quis que o povo mais pobre tivesse acesso à educação”, disse.

No seu pronunciamento, o ex-presidente evitou falar sobre a condenação em segunda instância no caso tríplex, entretanto, mencionou o medo da oposição de sua candidatura a presidência, ressaltando, também, o ‘’reaparecimento’’ da pobreza.

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Moglia, em pronunciamento no palanque montado ao lado contrário de onde o ex-presidente manifestou-se, disse, em curto pronunciamento, que Bagé deu o recado ao país. “Não podemos aceitar esse tipo de coisa na nossa casa”, enfatizou Moglia. A Associação foi uma das organizadoras das manifestações contrárias à visita de Lula.

Manifestação contundente, também, do prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB). “O PT nos roubou muitas coisas durante esses anos. Roubaram nossa barragem, os quadros (da prefeitura), fixador de tapete, tudo, mas não nos roubaram a força do trabalho”, falou Lara, tecendo críticas ao comportamento dos manifestantes pró-Lula, que promoveram, de acordo com o prefeito, vandalismo em alguns pontos de Bagé. “Vou mandar essa conta para o gabinete do deputado que trouxe essa cambada para Bagé”.

Acompanhavam a comitiva, a ex-presidente Dilma Rousseff, a senadora e presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffman, o ex-governador Olívio Dutra, além dos deputados Pepe Vargas, Paulo Pimenta, Maria do Rosário, e também, o ex-governador Tarso Genro e o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi.

Nesta tarde, a caravana está em Santana do Livramento, onde o ex-presidente cumpre agenda com José Mujica, ex-presidente do Uruguai.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios