NOTÍCIAS

Governo realiza novo leilão de escoamento nesta quarta-feira (7)

O governo federal anunciou novos leilões de Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). O certame ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 7 de março, e pretende escoar 170 mil toneladas de arroz do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, afirma que o governo federal cumpre com a promessa e vai realizar outro leilão, adequando os volumes à demanda. “Acreditamos que há uma boa expectativa para o próximo leilão em função dos comentários no mercado. Existe um bom andamento para as negociações de Aquisições do Governo Federal (AGF) e podemos ter uma noticia positiva com o governo comprando arroz para seus estoques públicos, no qual considerando que os volumes devem ser adequados para que não venham a pressionar o mercado no futuro”, observa.

Sobre o início da colheita do arroz, o presidente da Federarroz explica que há informações de queda de produtividade nas lavouras do Rio Grande do Sul com diferentes regiões registrando diferentes resultados. “Enquanto a Fronteira Oeste está consolidando uma colheita igual em produtividade, a Zona Sul não vem repetindo os mesmos números. Isto é algo que os produtores têm nos relatado. O contexto de forma geral é grave, pois os produtores estão descapitalizados, enfrentando baixos preços e o que menos se esperava é que também se enfrentasse baixa produtividade”, avalia.

Dornelles ressalta que a queda de granizo em algumas regiões foi atípica, porque geralmente a incidência climática atinge faixas estreitas de áreas de arroz, mas houve uma faixa larga de granizo e isso deve ceifar a expectativa de produtividade de alguns produtores. “A lavoura que tem uma expectativa de produtividade menor ainda não está madura, o que poderá agravar a queda na produtividade e consolidação de quebra de safra no Rio Grande do Sul”, indica.

Para o PEP, serão 85 mil toneladas, sendo 70 mil do Rio Grande do Sul e 15 mil de Santa Catarina. Já o Pepro, o edital confirma 85 mil toneladas do Rio Grande do Sul e cinco mil toneladas de Santa Catarina.

Fonte: AgroEffective

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios