Constituído o novo Conselho de Desenvolvimento Rural de Dom Pedrito

O plenário da Câmara aprovou, por unanimidade dos vereadores presentes, na sessão ordinária de segunda-feira (18), o Projeto de Lei Nº 47/2017, do Executivo, alterando artigos da lei Nº 705/1996 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
O projeto que altera o número de participantes do conselho e destina sua presidência ao Secretário da Agricultura, no modelo anterior cabia ao Prefeito, teve uma emenda do vereador Hiltom Ender Lopes, Maninho, (PDT), incluindo a Associação Coletiva Nova União (ASCONU), que representa os assentados.
Em função da necessidade de paridade na representação, o Executivo indicou, então, a inclusão do Núcleo de Regularização Fundiária (NURF). O Conselho de Desenvolvimento Rural é um órgão consultivo que coordena a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, fiscalizando, acompanhado e avaliando as ações executadas no meio rural, com a participação efetiva dos produtores e da sociedade.
Formação do conselho
Gabinete do Prefeito; Secretarias de Agricultura, Obras, Educação e Planejamento; Associação dos Agricultores; Escritório Municipal da EMATER; Escritório Municipal do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA); Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros; Sindicato Rural e dos Trabalhadores Rurais; Associação dos Criadores de Ovinos (ACODOP); Associação dos Usuários da Bacia do Santa Maria (AUSM); Associação dos Apicultores; Núcleo de Regularização Fundiária (NURF) e Associação Coletiva Nova União (ASCONU).
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores