NOTÍCIAS

Município permanece sendo abastecido somente pela barragem da Serrinha; Corsan promete melhorias no primeiro recalque

Ultimamente, a questão do abastecimento de água em Dom Pedrito vem preocupando a população. No dia 22 de junho, a reportagem da Qwerty Portal de Notícias acompanhou a instalação da nova bomba de captação de água no primeiro recalque, que fica às margens do rio Santa Maria e é responsável pela condução da água até a Estação de Tratamento de Água (ETA).

A substituição aconteceu após alguns bairros do município ficarem mais de 24 horas sem abastecimento de água potável em função do rompimento de uma adutora. A instalação da nova bomba seria a solução dos problemas de abastecimento em Dom Pedrito, porém, o primeiro recalque passou a ser alvo de vandalismo. Por diversas vezes os cabos de energia dos equipamentos foram furtados e equipamentos danificados.

É importante lembrar que desde o dia 14 de outubro, quando os equipamentos e cabos do primeiro recalque foram danificados, o município vem sendo abastecido apenas pela barragem da Serrinha, o que preocupa os munícipes, uma vez que a barragem não tem capacidade de abastecer o município por longos períodos.

A reportagem da Qwerty Portal de Notícias buscou informações junto à Corsan sobre a situação do abastecimento no município e foi informada que o gerente da unidade local, Cleber Aurélio Machado, estava em férias.

Em contato com a Superintendência Regional do Pampa (Surpa), a informação repassada pela superintendente Léa Pinheiro Basei foi que o município permanece sendo abastecido exclusivamente pela barragem da Serrinha. “ A Corsan já adquiriu as bombas flutuantes que serão instaladas no rio, essas bombas já estão sendo fabricadas em São Paulo e devem ser entregues no início de dezembro”, destaca Léa, acrescentando que todas as condições para instalação das bombas já foram levantadas e a instalação deve ser concluída no prazo de dois dias após serem iniciadas.

Barragem da Serrinha

A superintendente informou que a barragem está atendendo o município com uma vazão de 90l/s de forma contínua, e se encontra com um nível aproximado de 6 metros, não apresentando problemas no abastecimento nem baixo nível.

Regularização no abastecimento

Ao ser questionada sobre qual a previsão da companhia para regularizar o abastecimento no município, ou seja, a captação de água passe a ser feita principalmente pela bomba do rio, Léa respondeu que dentro de alguns dias haverá uma reunião na sede da Corsan em Dom Pedrito, onde serão debatidos assuntos como a instalação das bombas flutuante, instalação de guaritas no primeiro recalque, recuperação no acesso ao Posto de Bombas, dentre outros.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios