Prefeito e procuradora jurídica falam sobre a operação ‘Laranja Mecânica’

O prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves e a procuradora jurídica, Valéria Brinhol, receberam a reportagem da Qwerty Portal de Notícias, na Prefeitura, para falar sobre a operação “Laranja Mecânica”, deflagrada na manhã de terça-feira (21), pela Polícia Federal, e as implicações desta ação em Dom Pedrito – a operação culminou na suspensão, por 30 dias, do secretário de governo, Marco Antônio Rodrigues, e da secretária adjunta de educação, Cristina Souza.
O gestor conta que três empresas prestam serviços no transporte escolar, portanto, a Prefeitura está à disposição da Polícia Federal para que a operação tenha êxito no resultado e punição de eventuais culpados. “Notificamos, durante todo este ano, as empresas pela melhor qualidade do transporte escolar, que muitas vezes não é cumprido”, disse Gonçalves.
A procuradora Valéria Brinhol reforça que as notificações realizadas às empresas dizem respeito às condições dos veículos. “A empresa fornecia os serviços que ela estava obrigada a oferecer ao município”, conta. Os contratos – com as empresas investigadas – foram celebrados em anos anteriores, mas alguns prorrogados este ano. “Basicamente, as mesmas empresas que vem se candidatar e prestar serviço ao município”, pontuou a procuradora.
Sobre o afastamento de Cristina e Rodrigues, o mandatário salienta que foi determinada a suspensão pela Justiça, para colaborar e preservar informações. “Todos sabem quem é o Marquinhos (como é popularmente conhecido o secretário de governo) e quem é a Cristina, pessoas acima de qualquer suspeita, pessoas extremamente honestas, em que confio muito”, enfatiza Gonçalves.
Durante a operação, na manhã de ontem, a reportagem recebeu informações de que alguns fatos apurados dizem respeito ao corrente ano, entretanto, tanto o prefeito quanto a procuradora desconhecem estes fatos, até mesmo por estarem reservados às investigações da Polícia Federal.
Após a operação ser deflagrada, muitos comentários surgiram sobre o envolvimento de agentes políticos nas irregularidades investigadas, mas apenas o vereador Lídio Mendes (PTB), de Santana do Livramento, acabou detido.
A entrevista completa, o leitor poderá conferir no Jornal das Oito desta quarta-feira, às 20h, na Qwerty TV (http://tv.qwerty.com.br).