Campanha da Fraternidade busca conscientizar para preservação dos biomas

A Campanha da Fraternidade, promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), este ano tem como tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida, e como leva Cultivar e guardar a tradição. A Campanha deste ano busca conscientizar sobre a importância da preservação dos biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa, este último, ao qual estamos situados. A reportagem da Qwerty Portal de Notícias conversou com o padre Alex Kloppenburg, que comentou sobre a Campanha deste ano.
Kloppenburg conta sobre a importância dos biomas e a escolha do tema. “A Igreja Católica, através da CNBB escolheu o tema, pois os biomas e as vidas nestes sistemas estão sob ameaça, não só a vida animal e vegetal, mas também a do ser humano. É inevitável a agressão a natureza com a necessidade de se produzir alimentos, mas a atividade pode ser sustentável através de diversos cuidados, sem agredir tanto, que o lucro e a produtividade não sejam os primeiros objetivos de tudo, mas daí também que seja necessário cuidar do futuro”, ressalta o pároco.
Alex salienta como exemplo a Mata Atlântica, que está 90% destruída, assim como o Cerrado. “Precisamos cuidar e preservar, para a nossa saúde e do planeta, termos consciência ecológica, produzir sem tirar esta consciência, através das experiências que surgem atualmente, trabalhar com a natureza sem causar tantos danos. Sem estragar e poluir os rios, esta é a proposta da Campanha”.
A Igreja Católica propõe o debate a comunidade e convida a todos para pensar em formas mais sustentáveis de produção, para equilibrar o meio ambiente.