Dema procederá estudo sobre Arborização Urbana

A diretora do Dema (Departamento de Meio Ambiente da prefeitura municipal), Carolina Goulart Munhoz, confirma que sua Pasta estará desenvolvendo, em breve, um estudo com vistas a implantar em Dom Pedrito um Plano de Arborização Urbana.
Na condição de bióloga e mestre em Agrobiologia, ela fala com propriedade no assunto, afirmando que a iniciativa deverá ser pioneira uma vez que não se tem notícia de que algum estudo assim, tão minucioso, já tenha sido realizado no município.
“Vamos trabalhar conjuntamente com a Unipampa e a Faculdade Ideau de Bagé, procedendo um censo que, na verdade, é um modelo que deu muito certo em Bagé e estamos ‘importando’ para nós. A ideia é fazer um censo de todas as árvores e depois executar o manejo das mesmas junto com a Secretaria de Agricultura”, explica a diretora do Dema.
Desta forma, se procederá a identificação de árvore por árvore, dizendo qual é a espécie e seu estado sanitário. “Se tiver problema, faremos um manejo, substituindo-a e já indicando que tipo de árvore deverá ser colocado naquele lugar. E queremos que as mudas sejam disponibilizadas pelo próprio Horto Florestal, para não onerar a prefeitura. Deveremos levar em conta questões como deixarmos de ter problema com as raízes, para que o passeio público não seja destruído, um cadeirante poder passar por ali, altura da planta para que não interfira nos fios de luz, coisas do tipo”, acrescenta Carolina.
O Departamento de Meio Ambiente está, ainda, instalado na Galeria Ieda Riet, em frente à Smec, mas em meados de março (por volta do dia 15) deverá estar se transferindo para o andar superior do prédio da Corsan. O telefone do órgão é o (53) 3243-2534.
Silvio Bermann