NOTÍCIAS

Dom Pedrito é alvo de operação da Polícia Federal envolvendo uso irregular de agrotóxicos

Uma ação conjunta entre Ibama e Polícia Federal realizou o embargo de 180 hectares de soja e a apreensão de 800 kg de agrotóxicos. A operação denominada “Ceres” está sendo executada desde segunda-feira (20) em toda região. Na quinta-feira (23), uma viatura da Polícia Federal esteve no município, onde uma propriedade teria sido fiscalizada, mas não há informação se alguma irregularidade foi apontada. As informações são da Folha do Sul.

Conforme o chefe do escritório do Ibama em Bagé, Rodrigo Dutra da Silva, as propriedades fiscalizadas são suspeitas de usarem agrotóxicos de origem estrangeira, sem registro no país, o que é proibido pela legislação brasileira, sendo que o produtor rural que for flagrado utilizando químicos proibidos em suas lavouras têm equipamentos apreendidos, lavoura embargada, além de pagar multa.

Segundo a Folha do Sul, até o momento, 12 produtores rurais da região foram autuados, resultando num total de R$ 730 mil em multas, além da apreensão de 800 kg de agrotóxicos. Segundo Silva, apenas em duas propriedades foi flagrado a aplicação dos agrotóxicos, resultando em 180 hectares de lavouras embargadas, nas demais, foram coletadas amostras das plantas, para análise em laboratório.

Também foram encontrados depósitos de produtos nacionais, mas vencidos, o que também acarreta em multa e notificação para correções destas irregularidades. A operação Ceres deverá prosseguir pelos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios