NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde orienta sobre a vacinação contra febre amarela

Como publicado ontem, quarta-feira (18), sobre o alerta expedido dando conta de que o Rio Grande do Sul é considerado zona de risco em relação ao contágio de Febre Amarela, diversas dúvidas surgiram, principalmente referente à vacina, que é oferecida nos postos de saúde de todo Brasil.

Em Minas Gerais, já foram confirmadas mortes causadas pela doença, que não é contagiosa, mas se espalha rápido por ser transmitida pela picada do mosquito, entretanto, principalmente nas regiões centro/norte do Estado, onde habita o macaco bugio, existe uma preocupação maior, já que o animal pode contrair a doença e não mostrar sintomas aparentes, mas ter quantidade de vírus para infectar outros mosquitos, como informa o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da FioCruz.

Segundo a Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, devem receber vacinas contra febre amarela crianças com nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. Adultos devem tomar uma dose da vacina e um único reforço após 10 anos, enquanto pessoas com mais de 60 anos só podem tomar a vacina com a devida prescrição médica. A vacina não pode ser aplicada com a tríplice viral (deve ser respeitado um intervalo de 30 dias).

Cabe salientar que, no momento, o alerta vale mais para quem pretende viajar para fora do Rio Grande do Sul, principalmente a Minas Gerais, entretanto, medidas devem ser tomadas pelas autoridades em saúde do Estado para que sejam prevenidos casos futuros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios