Projeto para reforma de pavimento da ponte do Ponche Verde tramita no Daer

A ponte do Ponche Verde, ou ponte do rio Santa Maria – como é popularmente conhecida – que liga o município à RS 634 e dá acesso a diversas localidades do interior, voltou a ser tema de debates devido ao estado em que se encontra o pavimento, gerando preocupações, até mesmo, sobre a condição em que a estrutura da ponte se encontra. O tema foi retomado no programa Panorama Geral, da Rádio Upacaraí, por munícipes que realizaram alguns questionamentos sobre a segurança da estrutura.
A reportagem da Qwerty Portal de Notícias visitou a ponte na manhã desta terça-feira (17), para verificar a situação. Mas antes, cabe destacar as péssimas condições da rua General Neto, que dá acesso a ponte. Motoristas precisando desviar dos buracos na via, além da vegetação densa que tomou conta do entorno da rua e das residências.
O grande volume de chuvas fez com a água ficasse empoçada na ponte, mas deu para se ter uma ideia sobre os buracos e a profundidade deles ao observar os veículos que trafegavam pela ponte no momento em que a reportagem realizava a visita. Chamou atenção varetas de ferro da estrutura expostas em alguns locais, além de rachaduras e falhas nas barras de proteção.
Perto de mais uma colheita, a ponte é uma das principais rotas para escoar a safra. Entretanto, é usada diariamente por trabalhadores e moradores da zona rural.
Para buscar mais informações, entramos em contato com a Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer). Conforme o superintendente Nelson Carvalho Martins, a ponte é chamada de rodoferroviária, com estrutura em arcos que apresentam boas condições. Entretanto, Martins reconhece que há problemas na pavimentação além de deformações, como ferragens expostas e um desnível entre o antigo leito da ferrovia e da rodovia.
Conforme o superintendente, soluções existem: está tramitando, no Daer, o expediente n° 16/0435-0025769-9, onde é solicitado projeto de recuperação do pavimento, incluindo o nivelamento das pistas. Atualmente o mesmo está na Superintendência de Estudos e Projetos.