Enem deste ano não servirá como certificação do Ensino Médio

A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não servirá para obter uma certificação de conclusão do ensino médio. Conforme a Agência Brasil, a notícia ainda deve ser oficializada, mas a separação do Enem em relação ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi confirmada pelo ministro da Educação Mendonça Filho após reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia.
O ministro explicou que o Encceja já é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (Inep) como meio de certificação do Ensino Fundamental, e será ampliado também para fornecer a certificação do Ensino Médio.
A mudança foi feita para que o Enem sirva apenas para estudantes que queiram ingressar na universidade, já que conforme o ministro, para aqueles que querem o certificado de conclusão do segundo grau, a prova acaba exigindo demais. Outra mudança que poderá ser feita é a exclusão de “treineiros” – estudantes que fazem a prova apenas para testar conhecimentos.