NOTÍCIAS

Expectativa para próxima colheita é positiva no município

Nos próximos meses, mais uma colheita se inicia. Cercada de expectativas, os produtores mantém o otimismo quanto à produtividade das áreas plantadas de arroz e soja. Na safra passada, devido as fortes chuvas que atingiram o município nos meses de abril e maio, prejuízos foram registrados devido aos alagamentos nos campos (principalmente nas plantações de soja) e na impossibilidade de escoar a safra até os engenhos, pois as estradas rurais ficaram intransitáveis.

Conforme informativo técnico fornecido pelo escritório local do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), praticamente toda a área destinada ao plantio já está semeada. Na safra passada (2015/2016) foram semeados 45.892 hectares, para a safra 2016/2017 foram semeados 46.873 hectares. Um fato positivo é que 20% da área plantada já está em fase de produção. De acordo com o boletim divulgado pela Política Setorial do Irga, o Rio Grande do Sul já atingiu 100% da área prevista para plantio.

A soja foi a cultura mais prejudicada pelo clima e pela infraestrutura precária na última safra. Conforme o informativo conjuntural do escritório municipal da Emater, a área semeada no município deverá ser de 80.000 hectares de soja, enquanto na safra passada este número foi de 76.000 hectares. As condições da infraestrutura rural ainda são o principal temor dos produtores, além das possíveis variações climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios