NOTÍCIAS

Reunião entre o comando do 6º Regimento de Bagé e prefeitos da região debateu calendário de eventos da região

Na tarde de ontem (04), foi realizado no 6º Regimento de Polícia Montada em Bagé, a primeira reunião entre o comando da Brigada Militar (Tenente Coronel Sérgio Alex Laydner Medina, Major Emílio Barbosa e o Capitão Augusto Porto) e os prefeitos da região para debater o calendário de eventos de 2017 e o efetivo da instituição que diminui a cada ano, dificultando as ações nestas cidades em datas festivas. Dom Pedrito esteve representada pelo Prefeito Mário Augusto, o Vice Alberto Rodrigues, o Secretário de Governo Marco Antônio, o Sgt. da Brigada Militar Marco Aurélio Jugel e o presidente do Consepro Marcos Brum.

O Tenente Coronel Sérgio Alex Laydner Medina explicou que a Brigada Militar não tem condições de atender os municípios que fizerem eventos na mesma data, devido ao baixo efetivo da região, acrescentando que a reunião foi feita com o intuito de sensibilizar todos os prefeitos da necessidade de criar um calendário de eventos, para que todos possam ser atendidos dentro das demandas necessitadas.

O primeiro evento a ser debatido foi o carnaval. Para que a polícia militar possa atender todas as cidades, seria fundamental que cada uma fizesse em datas diferentes umas das outras. Neste ponto surgiu o primeiro entrave, pois os prefeitos de Dom Pedrito, Lavras do Sul e Caçapava do Sul tem interesse em realizar nos dias em que o carnaval efetivamente acontece, de 25 à 28 de fevereiro.

Inicialmente, Dom Pedrito seria a primeira cidade beneficiada com as datas de 25 e 26, pois o Prefeito Mário Augusto já havia conversado com o tenente coronel em novembro do ano passado e manifestado interesse, acrescentando que o Consepro da cidade teria oferecido a verba para pagamento das diárias dos policiais que, para nossa cidade, viessem auxiliar na segurança. Porém, como os prefeitos de Lavras do Sul, Savio Johnston Prestes e o de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy da Silva não abriram mão dos quatro dias de carnaval neste mesmo período, criou-se uma dificuldade nas negociações.

O único carnaval com data certa até este momento é o de Candiota, pois o prefeito eleito Adriano Castro dos Santos, solicitou os dias 17 e 18 de fevereiro, uma semana antes do evento ocorrer em todo o país. Com base nesta posição, o Tenente Coronel Sérgio Alex apontou o carnaval de Uruguaina fora de época como uma solução, visto que naquela cidade virou atração turística onde todos acabaram ganhando.

Com a indefinição neste primeiro momento, ficou acertado que os prefeitos irão realizar reuniões em suas cidades com as entidades carnavalescas para expor a situação, fato que poderá ajudar na definição de uma data. Também surgiu nesta reunião a ideia de levar o comando até cada uma das cidades, para que os oficiais possam repassar para a comunidade, e também para os maiores interessados no carnaval, as dificuldades que a instituição terá para atender todos os municípios se quiserem manter as mesmas datas para a realização deste e outros eventos ao longo de 2017.

Na reunião também surgiu a ideia de reativar a escola de formação de policiais ou agentes de segurança. Inicialmente, a base de Lavras do Sul seria a melhor solução, pois iria formar em torno de 160 alunos; ao passo que se fosse em Bagé a capacidade cairia para 60. Claro que esta escola teria que contar com o auxílio de todas as comunidades da região, pois o Governo do Estado não possui verba para projetos como este no momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios