NOTÍCIAS

Contrato entre Prefeitura de Pelotas e Santa Casa de Bagé já realizou 95 cirurgias oftalmológicas

Em três meses, um contrato entre a Prefeitura de Pelotas e a Santa Casa de Caridade de Bagé já realizou 154 consultas e 95 cirurgias para correção ou recuperação da visão. O investimento é de mais de R$ 500 mil de recursos federais por ano e prevê 7.320 procedimentos, entre exames pré-operatórios e cirurgias.

Alguns atendimentos oftalmológicos não são realizados em Pelotas e região. Por isso, o Executivo contratualizou a instituição de Bagé para cirurgia de glaucoma, retinopatia diabética e vitrectomia, dentre outros serviços. Também são mantidos contratos com o Hospital de Pinheiro Machado, para cirurgia de catarata, e com a Beneficência Portuguesa de Pelotas, para cirurgia de catarata e pterígio (crescimento do tecido da conjuntiva sobre a córnea), além de consultas clínicas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 1,8 mil pessoas aguardam para consultas. O tempo de espera pode levar entre seis meses e um ano, mas casos urgentes são priorizados. A maior demanda é de pacientes com catarata. Segundo a diretora de gestão ambulatorial e hospitalar de Pelotas, Rosângela Soares, idosos acima de 65 anos têm um grau maior ou menor da doença. “Faz parte do envelhecimento do cristalino”, explica.

Gaúcha

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios