Dom Pedrito – Aspedef promove campanha de conscientização

A partir das próximas semanas, a Associação Pedritense dos Deficientes Físicos (Aspedef) estará nas ruas colocando adesivos de “Multa Moral” em carros de condutores infratores, como forma de conscientizar os cidadãos que estacionam em rampas de acesso e/ou vaga exclusiva para pessoas com deficiência. O projeto foi idealizado pelas psicólogas Manuela e Débora, juntamente com a nutricionista Andréia. Igor Portilho foi a pessoa que fez o adesivo, e o condutor que for flagrado cometendo o ato infracional, terá o adesivo colado na parte traseira do veículo.
A ideia surgiu a partir de relatos de usuários da entidade, onde foi visto que parte dos motoristas da cidade não respeitam a legislação municipal existente. "Queremos chamar a atenção dos cidadãos para as leis existentes e por uma questão de cidadania. A intenção é fazer com que as pessoas passem a respeitar mais os deficientes, que por sua vez tem grande dificuldade para se locomoverem", ressalta a presidente Terezinha Camponogara.
A campanha é interessante por suscitar na população seu papel de cidadania diante de um ato nada inofensivo. "Ao ocupar uma vaga reservada para deficiente físico ou rampa de acesso, a pessoa perde a oportunidade de somar esforços pelas categorias que estão cada vez mais incluídas nos processos sócio-culturais de um povo. Ou seja, o cidadão que não respeita a lei, desconsidera seu papel de agente cultural na sociedade e, acreditamos no impacto que uma campanha desse porte irá provocar nessas pessoas infratoras", finalizou a presidente.