NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Sindicato Rural lança II Informativo

O Lançamento do II Informativo do Sindicato Rural foi marcado pela presença de produtores rurais e seus associados, evento este que aconteceu segunda-feira (24) no Restaurante do Parque Juventino Correia de Moura, firmando assim a nova identidade do Sindicato Rural em relação ao seu associado.

Na ocasião foi apresentado o novo informativo e as agendas 2015 uma maneira de presentear o associado, os produtores puderam desfrutar de uma palestra com Danilo Menezes Sant’Anna, Médico Veterinário e Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul de Bagé com o tema “Intensificação da Pecuária”. Segundo Danilo, “A pecuária de corte extensiva no RS é uma atividade que, na sua média, tem baixa rentabilidade frente a atividades agrícolas altamente tecnificadas e com grande aporte de recursos como são, por exemplo, as lavouras de soja e de arroz irrigado do Estado. Neste contexto, dificilmente a atividade pecuária encontrará condições de competitividade para resistir à pressão pelo uso da terra exercida pela agricultura moderna. Assim, existe o risco da desestabilização do rebanho gaúcho, caso continue a ser observado o mesmo padrão de aplicação do conhecimento existente na pecuária, tendo em vista o cenário favorável à produção de grãos previsto para os próximos anos e o conseqüente aumento da área utilizada pela agricultura principalmente na metade sul do RS.

Entretanto, temos como base média, uma pecuária de baixo investimento, dedicação e aplicação do conhecimento disponível, o que resulta em uma atividade de baixa produtividade e conseqüentemente, baixa rentabilidade. Isto não significa que não possa ser diferente. Aplicando na pecuária o mesmo nível de investimento, gestão e cuidado que a lavoura de arroz ou soja recebe, a produção pecuária pode ser tão rentável quanto qualquer lavoura, com a vantagem de ser mais estável e de ter menor risco, podendo compor, inclusive com as lavouras, sistemas produtivos mais equilibrados e sustentáveis. A intensificação da pecuária, que antes de mais nada é a aplicação do conhecimento já existente sobre esta atividade, se faz necessária para que tenhamos um desenvolvimento regional verdadeiramente sustentável bem como um equilíbrio duradouro entre as diferentes atividades agropecuárias praticadas no Rio Grande do Sul.”

Logo após foi servido um jantar de confraternização, onde puderam desfrutar de um ambiente agradável, momentos esses que o Sindicato Rural de Dom Pedrito tem o compromisso de oferecer ao seu associado.

 
Fonte: Sindicato Rural de Dom Pedrito 
Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios