Dom Pedrito – Comunidade escolar luta para não fechamento de série

Uma medida adotada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) causou preocupação para a comunidade escolar da Escola Duque de Caxias e está gerando polêmica. Isto ocorre devido a assessoria da secretaria informar a instituição de ensino que, no próximo ano, a escola não terá mais o sexto ano. De acordo com a diretora da escola, Elisângela Vargas, a Smec afirmou que não irá manter o sexto ano no colégio porque não há professores suficientes.
“A questão nos deixou muito preocupada. Porque avisaram isto de última hora? Nada foi perguntado, apenas decidido”, comenta a diretora, salientando ainda que “em pleno final de ano a secretaria toma esta decisão. Como fica os alunos que estão saindo do quinto ano e indo para o sexto?”.
Elisângela relatou ainda que a Smec informou que já estão destinadas vagas para os alunos, na Escola Municipal José Tude de Godoy, instituição esta localizada no bairro Promorar, próxima do Duque. O Círculo de Pais e Mestres (CPM) foi comunicado pela direção sobre a notícia, mas não agradou e uma comissão de pais foi formada, sendo que oito destes estiveram recentemente na secretaria para falar com a secretária, Gerusa Franco.
Ainda segundo informações da direção da Escola Duque, o encontro dos pais com a secretária não teve êxito, pois a titular da pasta questionou a qualidade de ensino do colégio, bem como a formação dos professores. Agora o assunto repercute na mídia local, bem como nos órgãos municipais. Elisângela diz que a comunidade quer é direito de manter o sexto ano.
“O nosso objetivo é crescer e não perder o que conquistamos” enfatiza a diretora. Uma reunião com o prefeito Lídio Bastos será agendada, com a finalidade de esclarecer o assunto e procurar soluções que não venham prejudicar a comunidade escolar. O sexto ano existe na escola desde a sua fundação, tendo 52 anos de existência. Atualmente a escola conta com 120 alunos e se destaca com projetos que promovem a integração, entretenimento e inclusão, abrangendo estudantes de todas as classes, além de priorizar o atendimento aos alunos que possuem necessidades especiais.
A Secretaria de Educação
Segundo a secretária de Educação, Gerusa Severo, a decisão foi tomada no sentido de beneficiar os alunos e jamais prejudicá-los. "Eles serão inseridos em um novo grupo, nós apenas antecipamos a saída deles para a escola mais próxima, já que a escola Duque de Caxias oferece aulas até o sexto ano", explica.
A secretária complementa que a escola Tude de Godoy oferece o número de vagas necessárias para receber os alunos que estão concluindo o quinto ano. "Além do Tude oferecer um amplo espaço físico para receber estes alunos, a escola também possui professores especializados e graduados para atendê-los", salienta Gerusa, acrescentando que jamais tomaria esta decisão, sem antes proporcionar vagas disponíveis na escola mais próxima.