Dom Pedrito – Novas orientações da Justiça Eleitoral

A chefe de Cartório da 18ª Zona Eleitoral (Dom Pedrito), Ana Paula Soares Ávila, revela que, durante o 1º turno das Eleições Gerais “não houve ocorrência – com as urnas ou policial – que afetasse o regular desenvolvimento das atividades no dia do pleito; e que as situações mais marcantes foram eventuais atrasos de mesários (…) e na abertura dos locais de votação”. Com relação ao prosseguimento das eleições, destaca que todos os que foram convocados para trabalhar no 1º turno devem comparecer no dia 26 – 2º turno – para o exercício de suas atividades, a partir das 7h. Aos presidentes de mesa recai, ainda, a necessidade de comparecer, antecipadamente:
a) No dia 24/10 (sexta-feira), no Cartório Eleitoral – localizado na sala 424 do prédio do Fórum (Av. Rio Branco, 1817), entre 9h e 18h, para receberem a sacola com material das eleições;
b) No dia 25/10 (sábado), no local onde funciona a sua seção, a partir das 9h, para realizar a inspeção das urnas e visualização dos dados na tela.
“Por outro lado, esclarecemos que as coligações ‘Unidade Popular pelo Rio Grande’ e ‘Novo Caminho para o Rio Grande’ celebraram acordo no sentido de não utilização de propaganda por meio de cavaletes, bem como outras afixadas no solo, em todo o Estado do Rio Grande do Sul, neste segundo turno das eleições majoritárias para Presidente e Governador”, acrescenta Ana Paula.
Conclui a chefe do Cartório Eleitoral, informando que na 18ª Zona Eleitoral a apuração e totalização dos votos, com a consequente transmissão dos dados ao TER (Tribunal Regional Eleitoral), no 1º turno, se encerrou às 19h04min. “Tal situação originou-se tanto do esforço de nossos servidores como do trabalho de todos os convocados. Agradecemos, também, todas as contribuições e espaços oferecidos pela imprensa”, conclui Ana Paula Ávila.